Ciência

NASA enceta primeira missão oceanográfica

A agência espacial norte-americana anunciou o arranque da sua primeira missão totalmente dedicada à investigação oceanográfica, a realizar-se já na próxima semana. Batizada de Icescape, a missão tem o objetivo de apurar de que forma as mudanças climá
Versão para impressão
A agência espacial norte-americana anunciou o arranque da sua primeira missão totalmente dedicada à investigação oceanográfica, a realizar-se já na próxima semana. Batizada de Icescape, a missão tem o objetivo de apurar de que forma as mudanças climáticas afetam a região do Ártico.

Durante cinco semanas, mais de 40 cientistas a bordo do quebra gelos Healy vão estudar as propriedades químicas e biológicas da água e do gelo do Oceano Árcticoar e determinar o grau de impacto das mudanças climáticas na composição química e no ecossistema do oceano.

Tendo em conta a crescente diminuição da camada de gelo do Oceano Árctico, os cientistas da missão Icescape – um acrónimo para “Impacts of Climate on Ecosystems and Chemistry of the Arctic Pacific Environment” – vão procurar entender o funcionamento do ciclo do dióxido de carbono naquela parte do mundo, de forma a poderem prever as próximas mudanças climáticas.

O primeiro dia da missão Icescape está marcado para 15 de junho, sendo que a investigação será realizada principalmente ao largo do Alasca.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório