Ciência

NASA elege fotografia de português

A NASA, a Agência Espacial norte-americana, elegeu esta semana, no dia 18 de agosto, para fotografia do dia uma imagem do astrofotógrafo Miguel Claro tirada na Costa da Caparica. A imagem escolhida capta o alinhamento de Marte, Vénus, Saturno e a Lua
Versão para impressão
[Fotografia: © Miguel Claro]

A NASA, a Agência Espacial norte-americana, elegeu esta semana, no dia 18 de agosto, para fotografia do dia uma imagem do astrofotógrafo Miguel Claro tirada na Costa da Caparica. A imagem escolhida capta o alinhamento de Marte, Vénus, Saturno e a Lua e foi tirada no dia 12 de Agosto quando estava prevista a “chuva de estrelas”.

Planeei o melhor enquadramento e escolhi a Nova Praia, na Costa de Caparica”, explicou ao CM Miguel Claro. “É o ponto mais alto de um astrofotógrafo. A NASA recebe centenas de fotos e a minha foi escolhida”, salienta Miguel.

Esta é, de resto, a quinta vez que Miguel Claro vê publicadas fotografias suas pela NASA. O astrofotógrafo repetiu o feito em março de 2007, junho e novembro de 2008 e novembro de 2009 para além de as ver também publicadas em revistas internacionais da especialidade.

O interesse pela astronomia começou quando tinha 12 anos. “Primeiro interessei-me pela astronomia e depois pela fotografia. Rapidamente descobri a paixão pela fotografia dos astros”, contou Miguel Claro, 32 anos, que em 2009, no Ano Internacional da Astronomia, recebeu o 4º prémio do concurso internacional de fotografia.

A descrição da fotografia feita pela NASA aponta para as duas pessoas no fundo da fotografia, “os dois entusiastas do céu que parecem estar a partilhar o quarto crescente entre eles” e onde se vêem os “três grandes planetas”.

Explica ainda que “o ponto mais brilhante é o planeta Vénus, enquanto o planeta avermelhado de Marte paira sobre ele, e Saturno que brilha logo à sua direita”. Continua a descrição do fundo da imagem com “as piturescas ondas de areia da praia da Costa da Caparica, com as águas do oceano Atlântico mesmo por trás”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório