Ciência

NASA divulga fotos inéditas de Saturno e da lua Titã

A NASA acaba de divulgar um conjunto de quatro fotografias inéditas e impressionantes de Saturno e da sua maior lua, Titã. Entre as imagens capturadas está uma que mostra a mudança de cores entre os hemisférios Norte e Sul do planeta.
Versão para impressão
A NASA acaba de divulgar um conjunto de quatro fotografias inéditas e impressionantes de Saturno e da sua maior lua, Titã. Entre as imagens capturadas está uma que mostra a mudança de cores entre os hemisférios Norte e Sul do planeta, que acompanha a passagem de uma estação para outra.
 
As fotografias tiradas pela câmara da sonda Cassini, que se encontra em Saturno há oito anos. De acordo com a agência espacial norte-americana, quando o robô chegou ao planeta, o hemisfério norte de Saturno apresentava-se num tom azulado mas, agora que o Inverno está a aproximar-se do hemisfério Sul e o Verão do hemisfério Norte, o esquema de cores está a inverter-se.
 
Em comunicado, Amanda Hendrix, do laboratório da NASA em Pasadena, na Califórnia, afirma que é “fantástico experienciar, através dos instrumentos da Cassini, as mudanças de estação do ano”.
 
“Algumas das mudanças que vemos nos dados obtidos são completamente inesperadas, mas outras ocorrem de uma forma regular ou têm uma base sazonal. É muito entusiasmante 'estar' em Saturno”, acrescenta a cientista.
 
Entre as imagens destaca-se também uma outra, que mostra o vórtice polar – um ciclone persistente de larga escala localizado perto dos pólos geográficos de um planeta – recentemente descoberto no sul da atmosfera de Titã.
 
Segundo a NASA, as perspetivas mostradas aos nossos olhos são apenas possíveis graça à nova inclinação da sonda, que permite agora uma visão mais direta das regiões polares de Saturno e das suas várias luas.

Todas as fotografias divulgadas foram tiradas pela Cassini em Maio, Junho e Julho deste ano. Lançada em 1997, a sonda entrou na órbita de Saturno no dia 1 de Julho de 2004 e encontra-se, atualmente, na sua segunda missão, a Solstice Mission, cujo principal objetivo é analisar as mudanças de estação do ano no planeta famoso pelos seus anéis.

A missão Cassini-Huygens resulta de uma cooperação entre a NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório