Cultura

Museus portugueses em destaque no The Telegraph

NULL
Versão para impressão
São quatro os museus portugueses destacados por Annie Bennett, repórter de viagens do jornal britânico The Telegraph. A Casa das Histórias de Paula Rego, os museus de Serralves, Belmonte e Caramulo fazem parte do roteiro.

No artigo publicado no site do The Telegraph, Annie Bennet elabora um roteiro “dos seus pequenos museus favoritos” em Portugal. Bennet destaca a Casa das Histórias, em Cascais, dedicada à obra da pintora Paula Rego, mundialmente conhecida. Bennet destaca, ainda, que o edifício foi desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, vencedor, este ano, do Prémio Pritzker.

O Museu de Belmonte, na região da Guarda, é o segundo espaço cultural elegido pela repórter. O museu é descrito como um ponto importante para conhecer a história das várias gerações de famílias judaicas que conseguiram manter as tradições religiosas em segredo durante centenas de anos, apesar da perseguição de que foram alvo.

Em seguida, Bennet descreve o museu do Caramulo, perto de Coimbra, como um espaço museológico “dois em um”: por um lado, a coleção de 65  automóveis e motociclos, e por outro, a coleção de cerâmica chinesa, tapeçaria do século XVI, e obras de artistas como Léger e Picasso.

Por fim Bennet, menciona o Museu da Fundação de Serralves, no Porto. Aqui faz a referência ao “impressionante edifício” desenhado por Álvaro Siza Vieira, outro arquiteto premiado com o Pritzker.

O artigo sublinha que Serralves acolhe exposições de arte contemporânea com obras de importantes criadores portugueses e estrangeiros, e sublinha a mostra atual “Off the Wall”, que estará patente até 02 de outubro, com peças de artistas como Richard Serra, John Baldessari, Jenny Holzer, Bruce Nauman e Cindy Sherman.

Clique AQUI para ler o artigo do The Telegraph.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório