Fitness & Bem-estar

Museus em Festa

Em maio têm lugar duas das mais importantes celebrações ligadas ao património museológico mundial. Por um lado, a Noite dos Museus, uma iniciativa proposta pelo ministério da Cultura e da Comunicação de França em 2005 e que, este ano, é assinalada no
Versão para impressão
Em maio têm lugar duas das mais importantes celebrações ligadas ao património museológico mundial. Por um lado, a Noite dos Museus, uma iniciativa proposta pelo ministério da Cultura e da Comunicação de França em 2005 e que, este ano, é assinalada no dia 15. Por outro, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O Boas Notícias apresenta-lhe um guia de sugestões para celebrar o património nacional de norte a sul.

Porto

Na Noite dos Museus, dia 15 de maio, o Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves recebe visitantes até às 24h00, sendo que a entrada é gratuita a partir das 20h00. Veja aqui as exposições que pode vistar. Ainda na mesma noite, pelas 22h00, o público pode apreciar “Serralves ao Luar”, uma visita gratuita ao parque, orientada pelos monitores do Serviço Educativo de Serralves.

No dia 18, será inaugurada a exposição “Máquinas” e a entrada é livre durante todo o dia.

Coimbra

Ouça jazz no Museu Nacional de Machado de Castro, assista a peças de teatro e a uma reconstituição histórica da época medieval no Portugal dos Pequenitos (na foto), faça observações astronómicas no Museu da Ciência, aprenda a recriar e reciclar jóias e participe em visitas guiadas. Estas são apenas algumas das 47 iniciativas agendadas para Coimbra, nos dias 14, 15 e 18 de Maio.

À semelhança de outros pontos do país, alguns museus da cidade vão estar abertos até fora de horas (à excepção do Museu da Água, Portugal dos Pequenitos e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha) e com entradas gratuitas, no dia 15 de maio.

Lisboa

Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

Os mais novos têm a oportunidade de participar e interagir na exposição EXTREMOS onde, durante a noite do dia 15 de maio, os pequenos exploradores montam um acampamento e partem depois à aventura. Numa simulação de ambientes extremos (frio, calor, escuridão, falta de oxigénio, aridez), as crianças vão aprender a sobreviver, pescando no mar profundo, quebrando o gelo e orientando-se no meio de uma gruta. No domingo, o dia começa com ginástica.

Saiba mais sobre preços, horários e outras informações aqui.

Em vários pontos da capital

O Museu da Marioneta e o Museu do Fado celebram a Noite dos Museus e, por isso, as suas portas estarão abertas até às 24h00 e a partir das 19h00 a entrada é gratuita. Nos dias 16 e 18 de maio, há também diversas atividades a decorrer no Museu do Teatro Romano, no Museu da Cidade e no Museu Bordalo Pinheiro.

Algarve

Em Faro, Lagos e Silves os museus abrem também as portas até às 24h00 e a entrada livre é garantida a partir das 20h00.

A 15 de maio, no Museu Municipal de Faro, os Esfinge – Projeto Mitológico dão música aos visitantes a partir das 22h00. Por outro lado, no Dia Internacional dos Museus, as escolas podem participar nas Oficinas de Cinema de Animação, às 10h00 e às 14h00.

Já no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, além das visitas guiadas e da oportunidade de assistir a algumas exposições, o público pode assistir ao filme “À Noite no Museu 2” em duas sessões: no dia 15, às 21h30, e no dia 17, pelas 15h00, numa exibição especial para escolas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório