Cultura

Museu do Oriente nomeado para prémio europeu

O prémio Museu Europeu do Ano, atribuído desde 1977, é o mais importante galardão no campo da museologia europeia. Este ano, o Museu do Oriente é um dos nomeados. O vencedor será conhecido no próximo mês de maio, numa cerimónia a realizar-se em Tampe
Versão para impressão
O prémio Museu Europeu do Ano, atribuído desde 1977, é o mais importante galardão no campo da museologia europeia. Este ano, o Museu do Oriente é um dos nomeados. O vencedor será conhecido no próximo mês de maio, numa cerimónia a realizar-se em Tampere, na Finlândia.

O prémio tem vindo a distinguir, desde 1977, os espaços museológicos europeus que, além da sua qualidade, observem a diversidade e riqueza cultural do seu continente e captem, simultaneamente, a atenção do público.

O júri avalia critérios como o edifício – que deve valer por todas as suas componentes, seja a arquitetura, o valor histórico ou os espaços que servem as exposições -, a dimensão europeia do museu, a funcionalidade, legibilidade e recurso aos media e ao design gráfico, o nível de responsabilidade social em relação às comunidades locais, regionais e nacionais, e o estado de conservação, das instalações de armazenamento e de documentação.

Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente que tutela o museu português agora nomeado, considera que este “é um motivo de orgulho e satisfação, pois, apesar das circunstâncias adversas dos últimos dois anos, o Museu do Oriente tem sido um sucesso a todos os níveis, comprovado por esta nomeação”, declarou à agência Lusa.

Prestes a completar dois anos de existência no dia 8 de maio, o Museu do Oriente, situado no edifício Pedro Álvares Cabral, na Avenida de Brasília, foi já distinguido como Melhor Museu Português, no seu ano de instituição (2008).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório