Cultura

Museu do Douro distinguido em Prémio Europeu

NULL
Versão para impressão
O Museu do Douro, em Peso da Régua, foi uma das seis instituições distinguidas no último sábado, 21 de maio, durante a cerimónia do Prémio Museu Europeu do Ano 2011. O museu português recebeu uma menção honrosa pela sua exposição permanente “Memória da Terra do Vinho”.

Em declarações ao Boas Notícias, Natália Fauvrelle, coordenadora dos serviços de museologia do Museu do Douro, mostrou-se “muito satisfeita” com este prémio que vem “dar destaque, perante o povo português, à existência deste museu, localizado numa zona periférica do país”.

A missão do museu do Douro é registar, estudar e promover a região demarcada do Douro. A partir do dia 04 de julho, o museu inaugura a exposição “D. Antónia Adelaide Ferreira, uma vida singular”.

Esta mostra evoca o percurso de D. Antónia (1811-1896), mais conhecida por Ferreirinha, uma empresária portuguesa do século XIX que ficou na história da região por se dedicar ao cultivo do Vinho do Porto e pelas inovações que introduziu.

O concurso Museu Europeu do Ano é organizado pelo European Museum Fórum. O primeiro prémio de 2011 foi atribuído ao Museu Galo-Romano de Tongeren, da Bélgica.

Foram também atribuídas menções honrosas às seguintes instituições: a Experiência Musical Britânica (Reino Unido), o Museu do Artista e do Contador de Histórias (Rússia), o museu espanhol da Memória da Andaluzia, o Museu Nacional Schiller (Alemanha) e para o Museu da Guerra Civil (Finlândia).

[Notícia sugerida por Elsa Martins, Patrícia Guedes e Vítor Fernandes]  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório