Cultura

Museu da Imprensa adere ao “Bookcrossing”

O Museu Nacional da Imprensa (MNI), no Porto, vai aderir à rede mundial de oferta mútua de livros, funcionando, já a partir deste domingo, como zona oficial do "Bookcrossing". A instituição torna-se, assim, no primeiro museu português a adotar este c
Versão para impressão
O Museu Nacional da Imprensa (MNI), no Porto, vai aderir à rede mundial de oferta mútua de livros, funcionando, já a partir deste domingo, como zona oficial do “Bookcrossing”. A instituição torna-se, assim, no primeiro museu português a adotar este conceito.

O “BookCrossing” é uma rede de comunidades de leitores centrada na Internet (www.bookcrossing.com) que visa estimular a oferta de livros para que outras pessoas os possam ler em qualquer parte do Mundo.

“A fórmula é simples: disponibilizar um livro sempre que coloquem outro em viagem, para que possa ser encontrado por outra pessoa”, explica o MNI, em comunicado, assumindo que será o “primeiro museu português e dos primeiros da Península Ibérica adepto do ‘Bookcrossing’, passando a funcionar como zona oficial desta forma de rastrear livros”.

O MNI espera, assim, conseguir “estimular os hábitos de leitura e contribuir para a troca de experiências globais através de livros”.

Para participar nesta experiência cultural sem fronteiras, os interessados devem registar-se na zona oficial. Cada vez que o livro pretendido é encontrado, o leitor recebe uma notificação por e-mail e fica a conhecer os lugares por onde a obra viajou e os comentários submetidos pelos anteriores leitores.

Atualmente, estão registados na rede cinco milhões de livros oferecidos pelos seus mais de 700 mil utilizadores, dos quais cerca de 11 mil são portugueses.

Pode ainda consultar o site português de apoio ao movimento “Bookcrossing”, em http://www.bookcrossing-portugal.com/.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório