Sociedade

Mulheres: Lisboa recebe marcha pelo fim da violência

NULL
Versão para impressão
Realiza-se esta sexta-feira, em Lisboa, a primeira Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, decretado pelas Nações Unidas em 1999 e que se assinala hoje, e contará com a participação de dezenas de associações e até de partidos políticos.
 
A marcha é organizada conjuntamente pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), pela ComuniDária (Integração de Migrantes e Minorias Étnicas) e pelo Movimento SlutWalk Lisboa. 
 
No manifesto da iniciativa, os responsáveis explicam que, com esta marcha, o propósito é “sensibilizar a sociedade” para o fenómeno da violência. De acordo com a organização, “é imperativo que se comecem a adotar, de forma rigorosa e generalizada, os mecanismos necessários para combater as opressões de género, articuladas com opressões económico-sociais, de etnia, nacionalidade, orientação sexual e outras”.
 
O início da caminhada está marcado para as 17:00h no Largo Camões e o grupo segue depois até ao Rossio. Entre os nomes que se associaram ao evento encontram-se a Amnistia Internacional Portugal, que considera a violência sobre as mulheres uma “das mais vastas e persistentes violações de Direitos Humanos”, o Bloco de Esquerda, a ILGA Portugal, a Liga Portuguesa Contra a Sida, entre vários outros.

Entretanto, a AMCV – Associação de Mulheres contra a Violência, que também apoia esta marcha, assinalará os 16 dias de ativismo pela eliminação da violência contra as mulheres (entre 25 de Novembro e 10 de Dezembro) com o lançamento de um spot publicitário sob o lema “Há um telefone que pode salvar a vida de muitas mulheres”.
 

Clique AQUI para consultar o blog da organização da iniciativa e saber mais sobre ela.

[Notícia sugerida por Alexandra Luís]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub