Inovação e Tecnologia

Motor de busca do Google está mais inteligente

Numa altura em que assinala o seu 15º aniversário, o Google anuncia a maior evolução dos últimos tempos no seu motor de pesquisa. A mudança poderá não ser óbvia à primeira vista mas deverá melhorar drasticamente os resultados sobretudo das pesquisas
Versão para impressão
Numa altura em que assinala o seu 15º aniversário, o Google anuncia a maior evolução dos últimos tempos no seu motor de pesquisa. A mudança poderá não ser óbvia à primeira vista mas deverá melhorar drasticamente os resultados sobretudo das pesquisas longas, com muitas palavras.
 
A nova tecnologia Hummingbird (Colibri, em português) aposta no gráfico de conhecimento do Google, uma enciclopédia com mais de 500 milhões de definições e milhares de milhões de relações entre conceitos que permite ao Google antecipar os dados e os números que cada utilizador quer encontrar no momento da pesquisa. 
 
O principal objetivo é adaptar o Google às dúvidas surgidas em conversações e na linguagem coloquial em vez de apostar na definição de termos isolados ou palavras-chave. O objetivo é que surjam páginas que correspondam ao significado que realmente é procurado e não apenas páginas que correspondem a determinadas palavras isoladas.
 
A tecnologia Hummingbird não é inteiramente nova já que continua a recorrer ao ‘ranking’ de páginas e ao sistema de classificação de palavras pesquisadas utilizado nas pesquisa anterior.

Contudo, o foco agora é na relação de conceitos dentro de um conjunto de palavras o que melhora significativamente a pesquisa, explica o site Search Engine Land, especializado em motores de pesquisa, que cita uma fonte direta do Google. 
 

De acordo com o mesmo site, o novo sistema de busca do Google foi batizado de Hummingbird (Colibri) por ser “preciso e rápido”. Embora o motor de pesquisa já tenha começado a ser usado há cerca de um mês, o Google apenas noticiou publicamente o seu lançamento na semana passada, por altura do seu aniversário. 

Google reforça registo de dados dos utilizadores

Dando exemplos das melhorias que poderão ser notadas, o site Search Engine Land afirma que, a pesquisa por “pizza hut calories per slice” (calorias da pizza Hut por fatia”) encaminhará diretamente o utilizador para informação avançada pela própria Pizza Hut quando às calorias dos seus produtos. O mesmo deverá acontecer, por exemplo, se fizermos pesquisas como “horários comboios Lisboa Porto”. 
 

Para reforçar a sua posição no mundo online, o Google associou o novo motor de pesquisa ao sistema Google Now que regista os movimentos dos utilizadores online prestando à empresa informações sobre a localização, hábitos e gostos pessoais dos cibernautas (como vídeos, bandas, músicas).

Tem sido, aliás, este poderoso e inteligente sistema que tem vindo a garantir a hegemonia dos anúncios da Google online, que representam mais de 53% do mercado de publicidade da internet.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub