Cultura

Mostra internacional dá a conhecer rendas de bilros

Entre 25 e 28 de Julho, a Câmara Municipal de Peniche volta a dinamizar a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. O evento vai contar com a presença de 20 delegações estrangeiras e pretende valorizar esta arte e o trabalho da mulher rendilheira.
Versão para impressão
Entre 25 e 28 de Julho, a Câmara Municipal de Peniche volta a dinamizar a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. O evento vai contar com a presença de 20 delegações estrangeiras e tem como objetivos valorizar o trabalho da mulher rendilheira e a arte de tecer a renda de bilros, apresentar produtos em renda onde impera a inovação e permitir a troca de experiências em torno deste saber-fazer arreigado em vários pontos do mundo.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a autarquia afirma que a notoriedade deste certame, que decorre anualmente desde 2006, tem vindo a acetuar-te no contexto europeu, tornando-o “um dos eventos mais emblemáticos desta índole”. 
 
O propósito é conseguir “a projeção internacional desta arte” e a missão tem sido bem-sucedida, com o número de comitivas participantes a saltar, este ano, para duas dezenas, entre países como Suíça, Estónia, Bélgica, França, Inglaterra, Áustria, República Checa, Rússia, Hungria, Itália, Espanha, País de Gales, Índia, Bulgária e, claro, Portugal.
 
Ao longo do evento vão ser demonstradas e partilhadas técnicas e exemplos de boas práticas em torno deste tipo de artesanato têxtil e, como habitual, centenas de rendilheiras vão trabalhar ao vivo, “mostrando o entrelaçado das linhas nas suas almofadas e fazendo soar a melodia dos bilros”.
 
Vai ainda realizar-se uma oficina de técnicas internacionais de rendas de bilros, entre outras atividades, entre as quais se destaca a apresentação de resultados do XXI Concurso de Renda de Bilros de Peniche.
 
Trata-se de um concurso pioneiro na Europa que consagrará, no dia 26 de Julho, cerca de 135 trabalhos, o maior número de sempre de trabalhos apresentados a concurso, dos quais 39 foram produzidos por novos concorrentes pertencentes ao escalão A (até aos 16 anos de idade).
 
A novidade deste ano será a apresentação da coleção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche, originária da sinergia criada entre a autarquia e a RUTZ (empresa portuguesa que o Boas Notícias deu a conhecer recentemente).
 
Destacam-se igualmente os desfiles “Rendas na Moda”, com a exibição de 20 coordenados (vestidos) com aplicações de rendas de bilros de Peniche, concebidos pelos formandos do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios. Os desfiles terão lugar nos dias 27 e 28 de julho, às 22h00 e 15h00, respetivamente. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub