Sociedade

Mortágua apoia nascimentos e adoções com 2.000 euros

A Câmara Municipal de Mortágua, no distrito de Viseu, vai apoiar financeiramente as crianças nascidas ou adotadas no concelho. O incentivo, no valor de 2 mil euros, abrange todas as crianças registadas no concelho entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de d
Versão para impressão
A Câmara de Mortágua, no distrito de Viseu, vai apoiar financeiramente as crianças que nasçam ou sejam adoptadas no concelho. O incentivo, no valor de 2.000 euros, irá abranger todas as crianças registadas no concelho entre 1 de Janeiro de 2014 e 31 de Dezembro de 2017.
 
“Hoje em dia, os casais estão a procriar entre os 30 e os 40 anos”, pelo que é “nessa faixa que sentem dificuldades de várias ordens, nomeadamente a nível de emprego”, refere José Júlio Norte, presidente da autarquia, à Lusa.

“Temos de os apoiar, porque se não tiverem um incentivo à natalidade nessa altura, então não vão mesmo ter filhos”, acrescenta. 
 

O incentivo será dividido em duas prestações de 1.000 euros, sendo que a primeira contará com duas tranches de 500 euros: uma para a conta bancária em nome do requerente ou da criança e outra a título de reembolso de despesas em estabelecimentos comerciais do concelho. 

Além disso, serão reembolsadas despesas relacionadas com a frequência de creche ou similar, consultas médicas, medicamentos, artigos de higiene, puericultura, mobiliário, equipamento, alimentação, vestuário e calçado.

 
A segunda prestação, também de 1.000 euros, será atribuida um ano após o nascimento ou a adoção da criança, nos mesmo moldes da primeira. 
 
O pedido de atribuição do incentivo deve ocorrer num prazo de seis meses após o nascimento ou adoção da criança, nos serviços de ação social da Câmara.
 
O autarca reconhece que esta medida não vai resolver os problemas da natalidade, mas acredita poder “ajudar aqueles casais que tinham pensado ter um filho, ou mais, nesta fase turbulenta que esperemos que seja ultrapassada”. 
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub