Fitness & Bem-estar

Monsaraz: Cerca de 50 figuras de Natal em tamanho real

Em Monsaraz, no Alentejo, cerca de meia centena de figuras em tamanho real vão, pelo décimo quarto ano consecutivo, compor o Presépio de Rua que, pela altura do Natal, animam aquela vila medieval. O mesmo vai ser inaugurado já no próximo domingo, dia
Versão para impressão
Em Monsaraz, no Alentejo, cerca de meia centena de figuras em tamanho real vão, pelo décimo quarto ano consecutivo, compor o Presépio de Rua que, pela altura do Natal, animam aquela vila medieval. O mesmo vai ser inaugurado já no próximo domingo, dia 1 de Dezembro, pelas 17h, e pode ser visitado até 6 de Janeiro. 
 
No total vão ser 46 as figuras que vão estar distribuídas pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde vai estar uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal: a Virgem, São José e o Menino. 
 
As figuras, da autoria da escultora Teresa Martins, foram construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, pintadas com tons pastel, rosa velhos e lilases e dotadas de caras e mãos feitas em cerâmica.
 
Durante a época natalícia e até ao Dias de Reis, a 6 de Janeiro do próximo ano, as diferentes peças vão acompanhar os milhares de habitantes e turistas que, nesta altura do ano, percorrem as ruas históricas de Reguengos de Monsaraz. Entre elas podem-se contar os três reis magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve. 
 
Para além destes, estão ainda representados ofícios tradicionais do concelho como, por exemplo, a olaria e a vitivinicultura. Todos os anos, as figuras mudam a sua localização na vila, por forma a que o seu sentido seja igualmente diferente, de ano para a ano.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a autarquia refere que a iniciativa, “com méritos firmados e elevada criatividade”, visa promover com criatividade aquela vila medieval, sendo que todas as figuras vão estar iluminadas, num efeito visual apreciável para os visitantes que ali se deslocarem durante a noite. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub