Cultura

Mona Lisa esconde “código secreto”

Um grupo de investigadores italianos descobriu a inscrição de números e letras no quadro assinado por Leonardo Da Vinci, "Mona Lisa". Os elementos podem ser vistos nos olhos da figura feminina ali representada e também na ponte retratada no fundo da
Versão para impressão
Um grupo de investigadores italianos descobriu a inscrição de números e letras no quadro assinado por Leonardo Da Vinci, “Mona Lisa”. Os elementos podem ser vistos nos olhos da figura feminina ali representada e também na ponte retratada no fundo da pintura.

Num dos olhos da Mona Lisa, os investigadores conseguiram decifrar as iniciais “LV”, que poderão indicar somente o nome do pintor. Contudo, há também um número escondido no quadro – 72.

Tendo em conta que a obra tem praticamente cinco séculos de existência e o tamanho reduzido das inscrições, foi preciso recorrer a lupas para conseguir observar aquilo que passa despercebido a olho nu.

Sem que seja possível atribuir qualquer significado preciso a estas descobertas, julga-se que estas possam estar associadas ao misticismo de Da Vinci. Ainda assim, o presidente do Comité Nacional Italiano para a Herança Cultural, Silvano Vicenti, está convicto que “[os elementos descobertos] não são um erro; foram inscritos deliberadamente pelo artista”, refere ao Daily Mail.

[Notícia alterada dia 15 de janeiro às 12h11]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub