Em Destaque Turismo

momondo revela quais são os melhores blogs de viagens em Portugal em 2018

A 2º edição dos Open World Awards recebeu mais de 650 candidaturas de bloggers portugueses. Após a votação online de 22 mil utilizadores, que decorreu entre os dias 9 e 18 de abril, foram apurados 40 blogs.
Versão para impressão

A 2ª edição dos Open World Awards 2018 da momondo em Portugal, uma iniciativa que tem como objetivo premiar aqueles que melhor retratam o espírito de viajante e inspiram os outros a viajar pelo mundo, elegeu os quatro melhores blogs de viagens nacionais nas categorias Open World, Blog, Fotografia e Vídeo.

Após uma noite em que as emoções e a partilha de experiências reinaram, a momondo revelou, num evento que se realizou no Ministerium Club, em Lisboa, quem são os blogs mais influentes e que mais apaixonam os portugueses. Viagens pelo mundo e muita aventura à mistura são as inspirações em comum dos blogs vencedores da edição deste ano. Descubra agora quais são os melhores blogs de viagens em Portugal.

  1. Categoria Open World

A categoria de Open World elege o blog que mais inspira sobre a importância de viajar e que de alguma forma transmite a mensagem e visão da momondo aos portugueses.

Margarida Gameiro, Country Manager da momondo para Portugal, elegeu o blog Alma de Viajante, de Filipe Gomes como o vencedor da categoria Open World. De acordo com a responsável da momondo, “este projecto retrata as cinco formas de viajar defendidas pela momondo: baixa a tua guarda, fala com estranhos, diz sim, sê curioso e partilha todas as tuas viagens. O blog espelha muito bem o seu objetivo de descomplicar e inspirar mais pessoas a viajar como forma de enriquecimento pessoal”.

Em segundo lugar na categoria Open World ficou o blog Onde andam os Duarte?, da autoria de Samanta e António Duarte, que retrata as viagens da família pelo mundo.

  1. Categoria de Blog

Muitas vezes a qualidade e a criatividade da escrita tem o poder de nos fazer viajar. E foi com este mote que o blog de Marta d’Orey, Gang do Pé Preto, foi eleito pelo jurado LuísOctávio Costa, jornalista da Revista Fugas (Público), para a categoria de Blog. A autora teve como objetivo criar uma plataforma para divulgar lugares e estilos de vida que as pessoas não sabem que existem e conseguiu fazê-lo de uma forma que nos leva a querer ler mais e mais.

“Elas vão as quatro. São o Gang do Pé Preto. Isabel é a mãe, Caetana, Camila e Marta são as filhas. Viajam juntas, exploram juntas, brincam, sujam-se e dançam juntas — a metáfora do pé descalço encaixa que nem uma luva. Gostam de coisas simples. E isso transparece nos textos inteligentes e criativos e nas fotografias próximas das pessoas e da terra que publicam. O que as move na escolha não é apenas a beleza do sítio, mas a experiência humana. Quanto mais pretos os pés, melhor a aventura, porque nós acreditamos mesmo, que um pé sujo é a marca máxima de uma alma cheia”, salienta Luís Octávio Costa.

O segundo classificado desta categoria é o blog Life With Alice da autoria de Michelle Rita, que se destacou entre o público e os membros do jurí. A autora do blog descreve Alice como “uma maria-rapaz, senhora do seu nariz e amante da vida e das viagens”.

  1. Categoria de Fotografia

Ana Brígida, fotojornalista e fotógrafa documental, não ficou indiferente ao talento fotográfico de Ana Dias, eleita para primeiro lugar na categoria através da sua página de Instagram. Segundo a jurada, “a Ana apresenta uma linguagem coerente a nível fotográfico e um olhar muito curioso. O seu trabalho fotográfico mostra grande criatividade perante os assuntos fotografados e leva-nos a dar importância aos pequenos detalhes. Hoje em dia, num mundo em que a fotografia existe para todos e por todos é essencial ter uma perspectiva peculiar e as imagens da Ana mostram essa diferença. A qualidade do trabalho apresentado mostra maturidade e interesse no que implica mostrar para além do óbvio e esta faceta é essencial em fotografia de viagem”.

A escolha do público recaiu no blog De Pés a Lês ACCM, de Mário Roldão, um “espaço de partilha sobre viagens, locais, pessoas, bem-estar e gastronomia”.

  1. Categoria de Vídeo

Se há textos que nos fazem viajar com a imaginação, há vídeos que nos transportam para outros lugares. É o caso do vlog de Carla Mota, Viajar entre Viagens. “A presença no You Tube do Viajar Entre Viagens é uma extensão do trabalho que estes bloggers têm vindo a fazer nos últimos anos: inspirar, partilhar e dotar a sua audiência de ferramentas para partirem à aventura. Os seus vídeos focam-se nesse gesto de partilha. Tanto das suas experiências pessoais – que podem ser catalisadores para que outros partam – como do seu conhecimento do planeta que habitamos. Foi a missão de alargar horizontes do Viajar Entre Viagens que os destaca dos restantes finalistas”, sublinha Tiago Costa, Co-Fundador da Nomad. Já o público deixou-se seduzir pelos vídeos de “Nunca Paras Quieta” de Soraia Barroca, que contagia todos os que estão à sua volta com a sua energia positiva.

Os bloggers vencedores de cada categoria recebem como prémio uma viagem à sede da momondo, em Copenhaga, na Dinamarca, local onde vão ter oportunidade de realizar uma formação com especialistas nas mais diversas áreas. Os primeiros e segundos classificados da categoria Open World recebem, ainda, como prémio uma viagem com estadia em hotel, à sua escolha, nos valores de 2.000€ e 1.000€, respetivamente.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub