Fitness & Bem-estar

Moinhos de Portugal abrem ao público este fim-de-semana

De 5 a 7 de Abril, de norte a sul do país, mais de duas centenas de moinhos vão estar abertos ao público. Trata-se da 8ª edição da iniciativa 'Moinhos Abertos de Portugal' e visa valorizar este património, ao mesmo tempo que se assinala o Dia Naciona
Versão para impressão
De 5 a 7 de Abril, de norte a sul do país, mais de duas centenas de moinhos vão estar abertos ao público. Trata-se da 8ª edição da iniciativa 'Moinhos Abertos de Portugal' e visa valorizar este património, ao mesmo tempo que se assinala o Dia Nacional dos Moinhos, a acontecer no dia 7 de Abril.
 
Ao mesmo tempo, a ação alerta para a conservação e preservação dos moinhos portugueses que, “pelo menos uma vez por ano, são limpos, lubrificados, arranjados e postos em condições”.
 
Ao “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais”, a organização acredita estar a “identificar oportunidades para germinar novos projetos e ideias”.

À Lusa, Jorge Miranda, coordenador do projeto, conta que em 2007, quando a iniciativa aconteceu pela primeira vez, aderiram 132 moinhos, o que resultou num total de 2.000 visitantes.

 
Em 2014, a ação contará com 216 moinhos participantes, ou seja, mais 84 do que na primeira edição. As atividades promovidas serão realizadas conforme “a natureza dos moinhos e o uso que lhes é dado”, havendo percursos, visitas guiadas, demonstrações do seu modo de funcionamento, provas de produtos regionais e, nalguns casos, ações de limpeza e conservação. 
 
Santa Comba Dão, Lourinhã e Aljustrel são apenas três dos 44 municípios que, este ano, participam na iniciativa 'Moinhos Abertos de Portugal'. 

Conheça toda a programação AQUI.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub