Fitness & Bem-estar

Moda: Designer cria roupas a partir de bactérias

Suzanne Lee, é uma designer londrina que está a revolucionar o mundo da moda. A inglesa desenvolveu um método que cria roupa a partir de bactérias. Através de uma solução de chá verde e açúcar, as bactérias gerem um material que depois é moldado, cor
Versão para impressão
Suzanne Lee é uma designer londrina que está a revolucionar o mundo da moda. A inglesa desenvolveu um método para criar em laboratório, a partir de bactérias, um material semelhante a tecido. Embebidas numa solução de chá verde e açúcar, as bactérias dão origem a um material que depois é moldado, cortado e cosido até se transformar numa peça de roupa.  
 
Suzanne criou a empresa BioCouture para explorar como as bactérias, fungos, algas, leveduras podem ser aproveitados para produzir uma espécie de tecido. 
 
“Essencialmente, a nossa receita usa uma solução de chá verde com açúcar na qual são introduzidas bactérias. Estas alimentam-se da solução e criam uma celulose bacteriana. É isto que fazemos crescer para usar como tecido”, explica Suzanne no vídeo sobre a BioCouture. 


Contudo, a designer explica que existem “vários organismos que conseguem fazer nascer material”. O impacto ambiental destes “tecidos” é insignificante, uma vez que o material é totalmente biodegradável. 

O resultado é uma espécie de tecido biológico e viscoso que é colocado num molde de madeira até secar e ganhar forma. Uma vez seco, é cortado, cosido ou tingido através do uso de corantes naturais.
 
Em Dezembro de 2013, Suzanne Lee apresentou, no evento europeu de design, Wearable Futures, em Londres, uma variedade de casacos e sapatos feitos a partir do bio-material produzido por estas bactérias. 
 


“O objetivo final será criar uma roupa que nasça nesta solução já com a forma de uma peça de roupa através destas bactérias”, remata a designer do vídeo oficial da BioCouture.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub