Inovação e Tecnologia

MIT vai dar cursos gratuitos com direito a certificados

NULL
Versão para impressão

Foi há cerca de 10 anos que o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, arrancou com o seu primeiro projeto de ensino online.  No entanto, a prestigiada universidade anunciou, a semana passada, um novo programa de cursos online e gratuitos que até darão direito a certificados.

“Muita gente gostaria de ampliar a sua educação através dos cursos do M.I.T., pessoas que têm competências suficientes para receber um certificado do M.I.T.,” afirmou L. Rafael Reif, um dos responsáveis pelo novo projeto de ensino do MIT, numa conferência de imprensa realizada sexta-feira.

O M.I.T. liderou, nos últimos 10 anos, o movimento dos conteúdos académicos online, através da publicação na internet de todos os conteúdos dos cursos para os seus alunos. E os cursos online gratuitos – que já foram frequentados por mais de 100 milhões de pessoas – arrancaram na mesma altura com o projeto OpenCourseWare.

No entanto, a nova plataforma interativa  “M.I.T.x” – que deve começar na Primavera de 2012 – vai mais longe oferecendo aos alunos acesso a laboratórios, debates entre alunos, vídeos e galerias. Tudo pela Internet e sem custos para o utilizador.

No final, os alunos que provarem ter adquirido conhecimentos poderão obter um certificado, embora não seja equivalente ao que obtém um aluno que passa mesmo pelo M.I.T nem se trate de uma verdadeira certificação académica.

Os custos para o certificado não estão definidos, mas segundo o New York Times, os responsáveis explicaram, na conferência, que se tratará de um custo “modesto”.

Clique AQUI para aceder ao comunicado de imprensa do M.I.T.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub