Sociedade

Microcrédito gera empresas apesar da crise

O microcrédito ajudou a criar 1.368 empresas em Portugal nos últimos dez anos e gerou cerca de 1.751 postos de trabalho direto. Numa altura em que o desemprego atinge 590 mil pessoas, de acordo com dados divulgados esta semana pelo INE, o microcrédit
Versão para impressão
O microcrédito ajudou a criar 1.368 empresas em Portugal nos últimos dez anos e gerou cerca de 1.751 postos de trabalho direto. Numa altura em que o desemprego atinge 590 mil pessoas, de acordo com dados divulgados esta semana pelo INE, o microcrédito surge como instrumento de combate ao desemprego e à pobreza.

De acordo com a edição online do DN, mais de 40% destes negócios apoiados pelo microcrédito surgiram nos últimos dois anos, em plena época de crise.

De acordo com dados de 1999 a 2010 da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC), mais de 73% destes negócios ainda se mantêm e sobreviveram a este período de maior dificuldade económica dando como bem empregados parte dos sete milhões de euros emprestados pela instituição.

A maioria dos negócios que surge do recurso ao microcrédito está ligada ao comércio e restauração implementados por pessoas entre os 25 e os 39 anos com ensino secundário ou o 3ºciclo.

Os bancos nacionais como a Caixa Geral de Depósitos, BCP, BES, Banif, Santander Totta e BPI criaram também produtos semelhantes apesar de não terem aderido à iniciativa de início.

O BES confirma que são cada vez mais os que vêem no microcrédito a solução do seu problema. “Nos últimos onze meses, tivemos solicitações de crédito a rondar 5,5 milhões de euros, tendo já concedido 1,1 milhões, possibilitando a criação de mais de uma centena de postos de trabalho”, disse ao DN Manuel Henrique Rodrigues.

O diretor do gabinete de microcrédito do BES sublinha que o acompanhamento de proximidade aos clientes permite obter taxas de incumprimento bastante reduzidas.

“Os montantes demonstram que vale a pena apostar nestes `novos´ empreendedores”. Manuel Rodrigues diz ainda que, a muitos, “a crise trouxe ousadia e vontade de vencer”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório