Sociedade

Menos carros entraram em Lisboa em 2009

Menos carros entraram diariamente em Lisboa no último ano. O balanço foi feito pelos promotores do movimento "Menos um Carro" durante o balanço do primeiro ano de atividade em que incentivaram os cidadãos a optarem pelos transportes públicos, deixare
Versão para impressão
Menos carros entraram diariamente em Lisboa no último ano. O balanço foi feito pelos promotores do movimento “Menos um Carro” durante o balanço do primeiro ano de atividade em que incentivaram os cidadãos a optarem pelos transportes públicos, deixarem o carro em casa e pouparem assim cerca de 2.500 euros.

“É difícil avaliar concretamente qual o impacto da iniciativa, mas o que podemos dizer é que, de há um ano para cá, o número de 700 mil carros que entram em Lisboa tem descido globalmente, embora de forma assimétrica por corredores e também por diversas razões”, salientou Faustino Gomes, da Tis, a consultora de transportes que está a avaliar o impacto desta iniciativa.

As dificuldades financeiras das pessoas e a rede de transportes melhorada são algumas dessas possíveis razões apontadas para esta diminuição.

Com base num estudo de mobilidade e noutros dados de estudos europeus, quem opta pelo automóvel faz em média de 8000 quilómetros por ano, distância que podia ser feito pela Carris ou pelo Metropolitano.

Desta forma o preço tabelado de custo por quilómetro é de 0,40 euros, o que significa que estes 8000 quilómetros pressupõem um gasto anual de 3 200 euros.

O passe L123, o mais utilizado na região de Lisboa, custa 53,15 por mês, o que significa um gasto de 637,8 euros por ano.

“Portanto, a poupança para quem usa os transportes públicos em relação ao carro é ainda de 2562,2 euros ano. Mesmo que apenas considerássemos o valor de 20 cêntimos por quilómetros, a poupança ainda seria superior a mil euros ano”, afirmou o mesmo responsável, salientando que o sistema de transportes “tem atualmente folga para acomodar mais utilizadores”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório