Saúde

Médicos salvam grávida removendo tumor de 15 kg

Três equipas médicas da Bolívia salvaram uma mulher grávida de quase nove meses extraíndo-lhe com sucesso um tumor de 15 quilos.
Versão para impressão
Três equipas médicas da Bolívia salvaram uma mulher grávida de quase nove meses extraíndo-lhe com sucesso um tumor de 15 quilos. Mesmo depois de alguns especialistas a terem aconselhado a abortar, a jovem decidiu seguir com a gravidez e está, agora, de boa saúde, tal como a sua filha recém-nascida.
 
A informação foi avançada pela AFP, que cita o chefe da equipa médica responsável pelo procedimento. Segundo Ariel Taria, a mãe de 25 anos chegou ao hospital Juan XXIII, na cidade de La Paz, com um complexo quadro emocional já que tinha sido alertada para o facto de correr perigo de vida caso optasse por ter a bebé.
 
“É provável que ela tenha começado a desenvolver o tumor aos 10 anos de idade e, apesar de muito grande, não tinha causado muitos problemas, a não ser contrações em muitas partes da região abdominal”, explicou Taria, acrescentando que a jovem boliviana teve de carregar “em torno de 18 quilos”, somando o peso do tumor ao da filha que trazia no ventre.
 
A cirurgia, inédita pelo menos naquele país, contou com a ação de especialistas de diferentes áreas. “Uma equipa foi a de ginecologistas, outra de neonatologias e outra que, sob a minha direção, fez a operação e se encarregou de retirar o tumor”, contou o médico, que declarou não ter conhecimento de nenhuma outra intervenção cirúrgica na Bolívia “que tenha retirado um tumor deste tamanho”.
 
Ariel Taria esclareceu que a operação foi efetuada na semana passada e que, esta terça-feira, “a mãe teve alta, tal como a pequena filha”, que nasceu saudável e pesa cerca de três quilos. 

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório