Saúde

Medicamento para “doença dos pezinhos” gratuito

A partir de Julho o Tafamidis deverá começar a ser distribuído gratuitamente aos doentes com paramiloidose, a mais comummente chamada "doença dos pezinhos". O medicamento será disponibilizado pela Unidade Clínica de Paramiloidose.
Versão para impressão
A partir de Julho o Tafamidis deverá começar a ser distribuído gratuitamente aos doentes com paramiloidose, a mais comummente chamada “doença dos pezinhos”. O medicamento será disponibilizado pela Unidade Clínica de Paramiloidose, devendo abranger cerca de 250 pessoas na fase inicial.
 
Embora tenha sido aprovada em 2011 pela Agência Europeia de Medicamentos e pela Comissão Europeia, a garantia de distribuição do Tafamidis só foi dada esta quinta-feira, na cerimónia de assinatura do protocolo de utilização do medicamento, por Paulo Macedo, ministro da Saúde.

A iniciativa, que custará 30 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde durante os primeiros dois anos, resulta de um protocolo entre a Associação Portuguesa de Paramiloisode, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o Hospital de Santo António, no Porto. O acesso ao Tafamidis será facultado após observação dos utentes.

Segundo o jornal Público, Paulo Macedo salienta a distribuição gratuita do medicamento como indicador de que “o Serviço Nacional de Saúde está, obviamente, disponível para ir ao encontro das necessidades dos cidadãos”, revelando ainda a possibilidade de o SNS vir a apoiar outros estudos que conduzam à melhoria da qualidade de vida.


Esta doença hereditária rara apresenta números elevados em Portugal, especialmente no litoral Norte com 2607 doentes registados desde 1939.
 
Marcando o culminar de vários anos durante os quais a solução para o problema passava pelos transplantes hepáticos, a assinatura do protocolo contou com a presença de alguns doentes visivelmente satisfeitos face a esta nova esperança.
 
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub