Sociedade

Matosinhos oferece 700 mil euros a instituições

A Câmara de Matosinhos em parceria com a Petrogal vai distribuir 700 mil euros por 19 associações de solidariedade sociais e por cinco associações culturais do concelho. A ajuda financeira está prevista no acordo celebrado entre as duas entidades em
Versão para impressão
A Câmara de Matosinhos em parceria com a Petrogal vai distribuir 700 mil euros por 19 associações de solidariedade sociais e por cinco associações culturais do concelho.

A ajuda financeira está prevista no acordo celebrado entre as duas entidades em 2007 em que a Petrogal se disponibiliza a transferir todos os anos 500 mil euros para o erário público como forma de compensar os impactos da refinaria na região.

As instituições apoiadas “desenvolvem uma atividade imprescindível para a intervenção social no concelho”, na proteção e promoção da qualidade de vida dos  mais vulneráveis, como as crianças e os idosos, conforme explica a autarquia na proposta a que o Jornal de Notícias teve acesso.
Com a verba de compensação as instituições e associações abrangidas terão, assim, a possibilidade de desenvolverem as suas atividades ou proceder a obras nas respetivas instalações.

Entre algumas das associações que vão receber este subsídio está a Associação dos Amigos Aposentados de Leça da Palmeira que usará os 55 mil euros que lhes compete para ampliar a sua sede.

Para apoiar famílias carenciadas, as Obras de São Vicente de Paulo deverão receber 75 mil euros. Para comparticipar a adaptação da creche do Centro social de Leça do Balio reverterão a favor da instituição 70 mil euros.

No âmbito da Cultura, a Petrogal deverá ainda transferir 50 mil euros para a Orquestra de Jazz de Matosinhos. A Câmara vai comparticipar a construção do primeiro centro de dia no Norte da Associação de Familiares e Amigos Doentes de Alzheimer com 115 mil euros e irá transferir 123 mil euros para a Santa Casa da Misericórdia para pagar as despesas de funcionamento da creche da Biquinha.

O Stella Maris de Leixões deverá receber também 10 mil euros para apoio nas despesas de funcionamento da instituição que acolhe munícipes que ficaram sem alojamento por causa de acidente ou catástrofe.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório