Sociedade

Matosinhos: Ludoteca recebe crianças à noite

Entre as 20h00 e as 24h00, às sextas e sábados, a Ludoteca Nocturna da Junta de Freguesia de Matosinhos recebe crianças dos seis meses aos dez anos. O serviço é gratuito e, para muitos dos miúdos que já passaram por lá, é de chorar por mais: há ativi
Versão para impressão
Entre as 20h00 e as 24h00, às sextas e sábados, a Ludoteca Nocturna da Junta de Freguesia de Matosinhos recebe crianças dos seis meses aos dez anos. O serviço é gratuito e, para muitos dos miúdos que já passaram por lá, é de chorar por mais: há atividades lúdicas para todos e os mais pequenos convivem entre si. A alimentação e a saúde também não são descurados, para que os pais possam sair descansados.

O espaço foi inaugurado no final de 2009. António Parada, presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, justificou, na altura, o lançamento do projeto à agência Lusa: “Hoje as relações familiares são cada vez mais importantes. Mas o ritmo de vida impossibilita, muitas vezes, a harmonia e o bem-estar dos casais, contribuindo esta medida para ajudá-los a encontrar mais algum tempo para si”.

A iniciativa tem sido um sucesso: “Temos 20 e 30 miúdos por noite, com idades entre os seis meses e os dez anos, e muitos já são fixos”, refere António Parada.

A equipa da Ludoteca integra uma psicopedagoga, uma educadora de infância e duas enfermeiras. De prevenção está também um médico de clínica geral, chamado sempre que necessário.

O suporte alimentar é outra das preocupações da Ludoteca: “Não podemos dar uma refeição, porque não temos verbas para isso, mas damos uma papa, uns iogurtes”, conta ainda o presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos. Os suplementos alimentícios são fornecidos por empresas como a Milupa.

Fraldas e outros materiais necessários ao funcionamento da Ludoteca são ainda fornecidos por outras entidades. É o caso da Chicco, Tena e Danone.

A Ludoteca situa-se a poucos metros da estação de metros da Câmara de Matosinhos e de diversas paragens de autocarros. Tem também acesso direto de automóvel. 

O espaço não é exclusivo para os moradores da freguesia de Matosinhos, onde residem cerca de 50 mil habitantes; a Ludoteca Noctura abre as suas portas a cidadãos de freguesias vizinhas, sem qualquer custo para os utentes.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório