Ciência

Matemático português conquista prémio internacional

O matemático português Luís Nunes Vicente, professor catedrático do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), conquistou, este domingo, o prestigiado Prémio Lagrange, atribuído por duas sociedades internacionais.
Versão para impressão
O matemático português Luís Nunes Vicente, professor catedrático do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC), conquistou, este domingo, o prestigiado Prémio Lagrange, galardão atribuído conjuntamente por duas “destacadas” sociedades internacionais: a SIAM (Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial) e a MOS (Sociedade de Optimização Matemática).
 
Nunes Vicente foi distinguido pelo livro “Introduction to Derivative-Free Optimization”, que publicou em 2009 com a colaboração dos cientistas internacionais Andrew R. Conn (IBM Research) e Katya Scheinberg (Universidade de Lehigh, EUA) e recebeu o prémio durante a cerimónia de abertura do 22.º Simpósio Internacional de Programação Matemática na presença de 1.500 congressistas.
 
Nunes Vicente e os seus coautores têm, a propósito do tópico do prémio deste ano, a Otimização Sem Derivadas, procurado “desenvolver e analisar algoritmos inovadores para a solução de problemas de otimização onde é escassa, ou de ordem baixa, a informação disponível sobre as funções envolvidas”, explica um comunicado enviado ao Boas Notícias pela Universidade do Minho.
 
De acordo com o matemático português, “este tipo de problemas surge, frequentemente, aquando do desenvolvimento de protótipos em engenharia e ciências aplicadas, onde as funções a otimizar resultam de simulações computacionais”.

A “monografia premiada” é uma “síntese inovadora das técnicas matemáticas subjacentes à análise destes algoritmos”.

 
O Prémio Lagrange, atribuído desde 2003, de três em três anos, para reconhecer “trabalhos fora de série na área da Otimização Contínua, que se distingam pela sua qualidade matemática e originalidade”, explica, em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Universidade de Coimbra. 
 
O galardão foi criado em homenagem a Joseph-Louis Lagrange, um dos matemáticos mais influentes do século XVIII e de cujo trabalho resultaram, por exemplo, o teorema do valor médio ou o método dos multiplicadores, este último muito utilizado, precisamente, na área da Otimização Contínua.

Matemático já publicou mais de 100 trabalhos

 
Doutorado pela Universidade de Rice, em Houston, nos EUA, Luís Nunes Vicente tem desenvolvido o seu trabalho a partir de Coimbra, onde é catedrático, desde 2009. 

Já foi investigador convidado da IBM Research e da Universidade do Minnesota, também nos EUA, em 2002/2003 e da Universidade de Nova Iorque em 2009/2010 e colabora, regularmente, com o centro CERFACS e a escola de engenharia INP de Toulouse (França) enquanto cientista sénior convidado.

 
Luís Nunes Vicente é autor de mais de uma centena de trabalhos e editor de diversas revistas científicas internacionais de matemática, pelo que o seu trabalho “tem alcançado significativa visibilidade internacional, expressa em dezenas de artigos publicados em revistas de elevado impacto, milhares de citações e inúmeras palestras plenárias em congressos internacionais”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório