Ciência

Matemática portuguesa preside sociedade internacional

NULL
Versão para impressão
A matemática portuguesa Irene Fonseca foi eleita presidente da maior sociedade internacional dedicada à Matemática Aplicada. A trabalhar em Pittsburgh, nos Estados Unidos, a matemática foi elogiada pelo Ministro da Educação, Nuno Crato, que se mostrou honrado com o seu trabalho.

Irene Fonseca é agora a líder da Society for Industrial and Applied Mathematics (Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial) SIAM, uma sociedade científica com sede da Filadélfia e que acolhe membros de todo o mundo. Desde a data da sua fundação, esta é a primeira vez que a SIAM é presidida por um português.

Mais ainda, esta é apenas a segunda vez que uma mulher está à frente da entidade constituída por cerca de 13 mil membros individuais e 500 institucionais de todo o mundo, refere o comunicado do Ministério da Educação e Ciência (MEC) enviado ao Boas Notícias.

Nuno Crato veio já mostrar o seu agradecimento pelo trabalho da portuguesa, enviando-lhe a seguinte mensagem: “Em meu nome e do Ministério da Educação e Ciência felicito-a pela sua eleição como Presidente da SIAM. Este é mais um reconhecimento de uma exemplar dedicação à ciência e à investigação que a conduziu a uma brilhante carreira de nível internacional, que nos honra. Os nossos mais sinceros parabéns”.

Atualmente Irene Fonseca dá aulas no Departamento de Ciências Matemáticas da Universidade de Carnegir Mellon, nos Estados Unidos, país onde se doutorou. Além do seu trabalho como professora, a matemática dirige o Center for Nonlinear Analysis e desenvolve investigação em Mecânica dos Meios Contínuos, Equações às Derivadas Parciais e Cálculo das Variações, bem como em aplicações como visão computacional e novos materiais.

Irene Fonseca licenciou-se em Portugal, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e trabalhou, mais tarde, em Paris e no Instituto Max Planck, em Leipzig, na Alemanha. Colabora atualmente com a FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação e Ciência e com a comunidade matemática portuguesa, nomeadamente a Sociedade Portuguesa de Matemática.

Em 1997 foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira, Alexandre Luis, Bruno Melo, Elsa Martins, Teresa Teixeira e Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub