Ciência

Matemática: Alunos lusos brilham nas Olimpíadas

A equipa portuguesa, a mais jovem de sempre a representar o nosso país na competição, conseguiu um resultado único nas Olimpíadas Internacionais da Matemática ao conquistar uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Versão para impressão
A equipa portuguesa, a mais jovem de sempre a representar o nosso país na competição, conseguiu um resultado único nas Olimpíadas Internacionais da Matemática (IMO), superando todas as expetativas ao conquistar uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.
 
Miguel Santos, aluno do 11º ano, repetiu a proeza da última edição das IMO, ganhando pela segunda vez consecutiva uma medalha de ouro. Já Miguel Moreira, atualmente a frequentar o 10º ano, alcançou a prata, a segunda na história da participação lusa na prova.

Os bronzes foram arrecadados por João Lourenço (12º ano) e Luís Duarte (11º), sendo que um aluno do 9º ano, Francisco Andrade, garantiu ainda uma menção honrosa. 
 

O bom desempenho dos alunos portugueses, das escolas Secundária de Alcanena, Secundária Rainha D. Amélia, Secundária de Alcains, Secundária Filipa de Vilhena e Secundária do Padrão da Légua, mereceu o elogio do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que os felicitou publicamente e salientou o caráter “inédito” das vitórias obtidas. 
 
A competição decorreu em Mar del Plata, na Argentina, e reuniu mais de 500 estudantes de 100 países. A participação nas Olimpíadas de Matemática é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a seleção e preparação dos alunos é efetuada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. 
 
De sublinhar que, ainda este mês, entre os dias 20 e 28, uma equipa de olímpicos portugueses partirá para o Brasil para representar o nosso país nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (anteriormente designadas Olimpíadas de Matemática da Lusofonia). 

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub