Saúde

Mastigar mais vezes ajuda a reduzir ingestão calórica

NULL
Versão para impressão

Um novo estudo revela que as pessoas que mastigam mais a comida ingerem menos calorias, o que pode ajudar a controlar o peso. Mastigar a comida 40 vezes, em vez de 15 como é habitual, fez com que os participantes do estudo ingerissem perto de 12 por cento de calorias a menos.

Para verificar as diferenças entre mastigar 15 vezes e 40 vezes, investigadores da Universidade Médica Harbin (China) ofereceram pequenos-almoços a 14 homens jovens obesos e a 16 homens jovens com peso normal. Foi observado, então, se a mastigação tinha influência nos níveis de açúcar, de insulina e das hormonas que regulam o apetite.

Os resultados, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, revelaram que “há uma ligação entre a quantidade de vezes que se mastiga e os níveis de várias hormonas que dizem ao cérebro quando deve começar a comer e quando deve parar”, explicou uma das autoras, Shuran Wang, citada pela Reuters.

Quanto mais vezes os homens mastigavam, menores eram os níveis de grelina – uma hormona responsável por estimular o apetite – e maiores os níveis de CCK (colecistocinina ou colecistoquinina) hormona que, pensam os especialistas, reduz o apetite.

Contudo, segundo Shuran Wang não foi encontrada uma relação entre a mastigação e os níveis de açúcar e de insulina. Os investigadores avisam ainda que, como o estudo foi feito com uma amostragem pequena de voluntários, não é possível prever como esta irá afetar a ingestão de calorias noutros grupos de pessoas.

Adam Drewnowski, diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade da Universidade de Washington, disse à Reuters que reduzindo em 12% a ingestão de calorias é possível emagrecer cerca de 11 quilos num ano. Mas, como a dieta usual inclui alimentos não mastigáveis, como sopas e sorvetes, essa perda calórica real poderá ser menor.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório