Cultura

Maria de Medeiros conquista três prémios no Brasil

A atriz e realizadora Maria de Medeiros arrecadou três dos mais importantes prémios no Festival de Cinema de Gramado, no Brasil, que terminou este fim de semana.
Versão para impressão
A atriz e realizadora Maria de Medeiros arrecadou três dos mais importantes prémios no Festival de Cinema de Gramado, no Brasil, que terminou este fim de semana. A portuguesa conquistou os prémios do Júri da Crítica e D. Quixote e ainda um Kikito de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro.
 
Maria de Medeiros volta a dar cartas lá fora, desta vez com 'Repare Bem', um documentário sobre a ditadura militar no Brasil. Nesta 41ª edição do Festival de Cinema do Gramado, a também realizadora do filme 'Capitães de Abril' conseguiu vingar em três categorias do concurso.
 
O prémio D. Quixote e do Júri da Crítica foram os dois primeiros a serem atribuídos ao trabalho da portuguesa, seguidos pelo Kikito de Ouro, o prémio oficial do festival, para Melhor Filme Estrangeiro.
 
'Repare Bem' acompanha três gerações de mulheres vítimas da ditadura militar brasileira, com base na história de Eduardo Collen Leite, militante da extrema-esquerda, preso e torturado até à morte em 1970, aos 25 anos.
 
O filme dá a conhecer os depoimentos da antiga companheira do político, Denise Crispim, perseguida no Brasil enquanto estava grávida, da filha do casal, Eduarda, e ainda da avó, Encarnación, através de cartas e fotografias.
O retrato dos efeitos da ditadura militar no país foi feito numa coprodução entre vários países e conta com passagens pelo Chile e Itália, países de exílio, e pela Holanda, onde vivem atualmente a mulher e a filha do militante.
 
Quanto ao Prémio para Melhor Filme Brasileiro, o vencedor foi ‘Tatuagem’, de Hilton Lacerda, que também ganhou nas categorias de Melhor Ator e Melhor Banda Sonora. 
 
Consulte AQUI a lista completa com os vencedores desta edição do Festival de Cinema de Gramado.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub