Espetáculos e Exposições

Março Mês do Teatro anima palcos de norte a sul

Março é o Mês do Teatro. Para celebrar esta arte, diversos munícipios portugueses levam à cena peças e espetáculos especiais. O Boas Notícias deixa aqui um roteiro com alguns dos principais eventos.
Versão para impressão
Março é o Mês do Teatro. Para celebrar esta arte, diversos munícipios portugueses levam à cena peças e espetáculos especiais. O Boas Notícias deixa aqui um roteiro com alguns dos principais eventos que vão animar os palcos de norte a sul do país.

No Barreiro, os palcos do concelho recebem o Mês do Teatro com um programa que conta, entre outras, com as peças “Vou já bazar daqui!” e “A Dona da História”. Este ano volta também a decorrer, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, a 22 de Março, a 2.ª edição da Maratona de Teatro do Barreiro onde o público pode assistir a uma intervenção artística de cada um dos grupos.

Em Setúbal, o Clube de Cinema alia-se às celebrações do Dia Mundial do Teatro dedicando a programação do mês a filmes nascidos a partir de peças teatrais. Com o apoio do TAS – Teatro de Animação de Setúbal, as sessões decorrem no Teatro de Bolso, todas as quintas, às 21h30. Destaque ainda para a homenagem a Carlos César, um dos fundadores do TAS, no dia 27 de Março, com a exibição do filme “Afirma Pereira”, de Roberto Faenza.

Norte
 

Mais a norte, Alfândega da Fé (Bragança) oferece sessões de teatro gratuitas à população. A autarquia decidiu celebrar a data com peças teatrais nos últimos quatro domingos do mês, encenadas por companhias e atores de todas as idades e de várias regiões do país, no palco da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Os temas clássicos da arte de representar foram os escolhidos para este mês de espetáculos, com início este domingo, e em que o pai do teatro português, Gil Vicente, não foi esquecido.

Centro

Em Ourém, distrito de Santarém, o mês é assinalado com o CenOurém – Festival de Teatro Amador que decorre no cine-teatro municipal e convida vários grupos da região a subir ao palco para apresentarem as suas peças. Os bilhetes custam 2 euros e podem ser adquiridos antes do espetáculo. As receitas revertem inteiramente para os grupos de teatro.

Para além do CenOurém, a cidade acolhe dois espetáculos no Museu Municipal: “Cancro com Humor”, levada à cena pela Associação com o mesmo nome, no dia 16 de Março, pelas 15h, e “Florbela Espanca – A hora que passa”, apresentada pela Companhia de Teatro SRTA.LÔ Produções, no dia 28 de Março, às 19h.

Em Tomar, Ribatejo, o mês conta com uma mostra de teatro que decorre até dia 23 de Março, sendo que a maior parte das peças sobem ao palco do Cineteatro Paraíso. Destaque para a peça “Leandro, o Rei da Helíria”, adaptação de um texto de Alice Vieira, em cena já este sábado dia 07, e para a peça de dia 12, “O tesouro dos Templários”, teatro multimédia com encenação de Carlos Carvalheiro e música de Richard Wagner, às 21h21. Na sexta-feira, dia 14, o Espaço Zero leva à cena um clássico de Samuel Beckett, “À espera de Godot”.

Alentejo

No sul, em Estremoz (Alentejo), o espetáculo de ópera ‘Rita’, de Gaetano Donizetti, uma produção da Contemporaneus, abre no domingo a iniciativa ‘Mês do Teatro’, que inclui mais três espetáculos no Teatro Bernardim Ribeiro.

Ainda no Alentejo, Évora celebra o Março Mês do Teatro com um programa promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António D'Aguiar que consiste numa mostra de espetáculos de teatro, dos grupos de amadores, de norte a sul do país, com quem a SOIR promove intercâmbios, que terá lugar de 2 a 27 de Março.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub