Fitness & Bem-estar

Marchas Populares vão animar Lisboa

Começam hoje as Festas Populares em honra do santo padroeiro de Lisboa, o santo António. Para celebrar durante todo o fim-de-semana não vão faltar as esperadas Marchas Populares na Avenida da Liberdade, muitos manjericos e sardinhas para animar a fes
Versão para impressão
Começam hoje as Festas Populares em honra do santo padroeiro de Lisboa, o santo António. Para celebrar durante todo o fim-de-semana não vão faltar as esperadas Marchas Populares na Avenida da Liberdade, muitos manjericos e sardinhas para animar a festa da capital. Para que todos possam desfrutar haverá segurança nas ruas e o metro estende as horas de serviço a título excepcional.

Os marchantes das Marchas Populares já estão preparados para descer a Avenida da Liberdade no sábado, dia 12 de junho, depois da habitual preparação do desfile que decorreu no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, onde desfilaram perante o júri.

Sábado é também dia de casamentos de Santo António, o santo casamenteiro. Serão 16 casais a jurar amor eterno no dia 12 de Junho pelas 14 horas, na Sé Catedral de Lisboa, seguindo-se o habitual desfile dos carros antigos e o copo de água.

À noite é tempo de todos festejarem com as marchas populares dos  bairros típicos lisboetas como Alfama, Madragoa, Graça, Benfica, Mouraria ou o Castelo, entre outros.

A primeira marcha a sair para a Avenida vai ser a marcha de São João das Lampas com o tema “Sintra Património Mundial”. Os 48 marchantes vão levar a Lisboa trajes inspirados no século XVIII e arcos a imitar azulejos, com imagens antigas da vila classificada pela Unesco como património da humanidade.

As marchas vencedoras do ano passado, Alfama e Castelo, prometem um desfile renhido. Cinha Jardim é a madrinha de Alfama, Quimbé desfila pelo Beato e Merche Romero por Marvila. A Graça convidou para padrinhos a actriz Carla Andrino e o apresentador-sensação João Manzarra, num quadro inspirado na República.

A marcha da Mouraria evocará o Fado como tema escolhido com Filipa de Castro e Duarte Siopa como padrinhos. Pedro Teixeira e Marta Melro desfilam pela Madragoa. No capítulo das novidades, destaque para Ana Bacalhau e Pedro Martins, dos Deolinda, padrinhos da Marcha de Benfica, conforme noticia o jornal Destak.

Metro de Lisboa e PSP asseguram a Festa

Esperam-se 200 mil pessoas durante a Festa dos Santos Populares entre turistas e visitantes de todo o país que por esta altura se dirigem a Lisboa para assistir a mais uma edição do Desfile das Marchas Populares.

Para vigiar os milhares de pessoas esperadas na festa, fonte oficial da Policia de Segurança Publica disse ao DN que irão estar no terreno cerca de 600 agentes para assegurar a proteção de todos.

A média será um polícia por cada 300 pessoas. Haverá também agentes à civil para uma inspecção mais subtil e efetiva em ações pontuais para acalmar ânimos mais exaltados.

Por outro lado, o Metropolitano de Lisboa decidiu prolongar o seu serviço de exploração das linhas subterrâneas por ocasião das Marchas Populares de Lisboa associando-se, assim, às Festas de Lisboa.

Este prolongamento será assegurado até às 02h15, nas linhas Azul e Verde, para que mais pessoas possam divertir-se e prolongar a festa na cidade.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório