Inovação e Tecnologia

Máquina inovadora transforma suor em água potável

Um engenheiro sueco desenvolveu uma máquina capaz de "purificar" o suor e transformá-lo em água potável. O sistema foi construído no âmbito de uma campanha da UNICEF Suécia, a "Sweat for Water".
Versão para impressão
Um engenheiro sueco desenvolveu uma máquina capaz de purificar o suor e transformá-lo em água potável. O sistema foi construído no âmbito de uma campanha da UNICEF Suécia, a “Sweat for Water”, com o objetivo de chamar a atenção para a falta de água própria para consumo que afeta mais de 780 milhões de pessoas em todo o mundo. 
 
A máquina foi apresentada recentemente durante a abertura do Gothia Cup, o maior torneio internacional de futebol para jovens realizado na cidade sueca de Gotemburgo. Os jogadores e os visitantes foram convidados a ceder as suas roupas suadas para esta causa ou a aceitar o desafio de beber um copo desta água.
 
Andreas Hammar, engenheiro sueco responsável pela invenção, garante que, embora a ideia de beber o “suor” dos outros possa parecer estranha, a água obtida através deste sistema é mais limpa do que a água da torneira.
 
Em entrevista à BBC, Hammar explica que o equipamento aquece os tecidos para extrair o suor em forma de vapor, conduzindo-o depois a uma membrana que só deixa passar as moléculas de água.  
 
“[O sistema] utiliza uma técnica de purificação chamada destilação por membrana. Nós usamos uma substância que é parecida com uma espécie de tecido impermeável que apenas deixa passar o vapor, retendo bactérias, sais minerais, fibras de tecido e outras substâncias”, esclarece o especialista.
 
De acordo com Andreas Hammar, existe um sistema semelhante na Estação Espacial Internacional para tratar a urina dos astronautas, mas a construção desta máquina foi “mais barata”. 

Uma t-shirt produz cerca de um gole de água
 

“A quantidade de água que o equipamento é capaz de produzir depende do quanto uma pessoa suar, mas uma t-shirt suada de alguém produz, tipicamente, 10ml, cerca de um gole de água”, estima o engenheiro. 
 
Construída com o propósito de alertar consciências, a produção desta máquina nunca deverá ser massificada, visto que já há melhores soluções no mercado para tratar água, como os comprimidos purificadores. Ainda assim, o objetivo tem sido alcançado e a campanha “Sweat for Water” tem chamado a atenção.
 
“O nosso propósito era chamar a atenção das pessoas para esta realidade de uma forma nova, divertida e cativante”, justifica Per Westberg, da UNICEF Suécia, em comunicado. 
 
“Esta máquina é uma maneira de relembrar que todos partilhamos a mesma água. Todos bebemos e suamos da mesma forma, independentemente da nossa aparência ou da língua que falamos. A água é responsabilidade de todos e deve ser uma preocupação de todos”, conclui. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub