Cultura

Manuel António Pina ganha Prémio Camões

NULL
Versão para impressão
O escritor português Manuel António Pina é o vencedor da edição deste ano do Prémio Camões, o mais importante galardão de língua portuguesa.

Manuel António Pina, de 67 anos, nasceu no Sabugal e é licenciado em Direito, foi jornalista e escreveu vários livros para crianças. Atualmente, é tradutor, professor e cronista no Jornal de Notícias.

O escritor tem obra traduzida em vários países, incluindo Espanha, Alemanha, Holanda, Rússia e EUA.

“É a coisa mais inesperada que poderia esperar”, disse citado pelo jornal PÚBLICO, Manuel António Pina, que acabara de saber que lhe fora atribuído o Prémio Camões de 2011, no valor de cem mil euros. “Nem sabia que estava hoje a ser discutida a atribuição do prémio”, acrescentou o poeta ao jornal.

A decisão de atribuição do 23º Prémio Camões foi tomada durante esta quinta-feira numa reunião na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro com um júri composto por dois portugueses, dois brasileiros e dois representantes dos países africanos de expressão portuguesa.

Em 2010, o prémio foi entregue ao poeta brasileiro Ferreira Gullar, em 2009 ao cabo-verdiano Arménio Vieira e em 2008 ao brasileiro João Ubaldo Ribeiro. António Lobo Antunes venceu o galardão em 2007 e o escritor e médico Miguel Torga recebeu o primeiro prémio entregue, em 1989.

[Notícia sugerida pela utilizadora Elsa Martins]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório