Cultura

Manoel de Oliveira vai ter Casa do Cinema em Serralves

Serralves vai ter uma Casa do Cinema, projetada por Siza Vieira, em homenagem a Manoel de Oliveira. A iniciativa é do Museu de Serralves, no Porto, que assinou, esta sexta-feira, um protocolo com a família do cineasta para instalar, num espaço reabil
Versão para impressão
Serralves vai ter uma Casa do Cinema, projetada por Siza Vieira, em homenagem a Manoel de Oliveira. A iniciativa é do Museu de Serralves, no Porto, que assinou, esta sexta-feira, um protocolo com a família do cineasta para instalar, num espaço reabilitador pelo prestigiado arquiteto, um núcleo com o seu espólio.
 
A ficar patente na garagem do Conde de Vizela, no extremo nordeste do parque do museu, o novo espaço vai acrescentar novas instalações para albergar uma exposição permanente, um anfiteatro de 50 lugares e ainda várias salas para arquivo e consulta do espólio do realizador portuense que completa este ano o seu 105º aniversário.
 
O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração (CA) de Serralves, Braga da Cruz, à margem de uma visita de imprensa às exposições de Cildo Meireles e Ahlam Shibli que se inauguram hoje, à noite.
 
“Há interesse em desenvolver em Serralves o segmento do audiovisual, do cinema de artista e Manoel de Oliveira é cineasta do Porto, uma figura mítica”, revelou Braga da Cruz, presidente do Conselho de Administração de Serralves, à Lusa.
 
“Achamos que é possível dar um contributo para a perpetuação da memória de Manoel de Oliveira e da sua relação com a cidade. Por isso, convidamos Siza Vieira, o arquiteto de Serralves, a fazer uma adaptação da garagem do conde de Vizela”, afirmou o responsável.
 
A assinatura do protocolo contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, José Barreto Xavier, e está previsto ver a luz do dia no próximo ano, altura em que Serralves perfaz 25 anos. Na cerimónia, o realizador, com 104 anos, declarou-se “muito sensibilizado por este momento excecional”.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub