Cultura

Mais professores portugueses no ensino estrangeiro

Em 2010, 579 professores portugueses lecionaram em universidades estrangeiras - um número que representa um aumento de 131 docentes, face ao ano letivo 2007/2008. Expandir a cultura lusa é uma das metas e os estabelecimentos de ensino parecem estar c
Versão para impressão
Em 2010, 579 professores portugueses lecionaram em universidades estrangeiras – um número que representa um aumento de 131 docentes, face ao ano letivo 2007/2008. Expandir a cultura lusa é uma das metas e os estabelecimentos de ensino parecem estar cada vez mais interessados.

Inglaterra, Itália, França, Espanha e Alemanha – cada um destes países europeus conta com professores portugueses em mais de 15 universidades. Ao todo, os 579 docentes nacionais espalham-se por 294 universidades de todo o mundo, para ensinar a língua portuguesa.

Sandra Pinheiro, de 29 anos, é professora na Áustria há três anos. Os seus alunos já falam o idioma e desejam estudar em Portugal: “Todos os anos tenho alunos que querem vir fazer Erasmus para Portugal”, diz a docente ao jornal i.

Para poderem melhorar a pronúncia, Sandra propõe aos alunos um curso de conversação, com direito a um direto mensal num programa radiofónico. Assim, às quartas-feiras de cada mês, a Radiosadrik oferece música, entrevistas e notícias da comunidade lusófona pela voz dos alunos do curso de conversação.

A maior parte dos professores portugueses que se deslocam para o estrangeiro estava no ensino obrigatório nacional e possu formação na área de humanidades e uma pós-graduação/mestrado em língua e literatura portuguesa.

O Instituto Camões (IC) é a entidade responsável pelo recrutamento dos professores do ensino superior. E, segundo o IC, a iniciativa de contratar já parte muitas vezes das próprias universidades no estrangeiro.

De acordo com o i, desde 2 de Fevereiro de 2010 também é das competências do IC o concurso público de recrutamento de docentes do ensino pré-escolar, básico, preparatório e secundário. Assim, a nova rede de docência do IC para 2010/2011 conta com 1691 docentes e 155 mil alunos em todo o mundo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório