Cultura

Loures: edifício histórico da República será museu

O edifício 4 de Outubro, em Loures, onde foi hasteada a primeira bandeira republicana no país - um dia antes da Implantação da República, em Lisboa, em 1910 - será reabilitado pela câmara municipal de Loures e transformado em museu de "memórias da Re
Versão para impressão
O edifício 4 de Outubro, em Loures, onde foi hasteada a primeira bandeira republicana no país – um dia antes da Implantação da República, em Lisboa, em 1910 – será reabilitado pela câmara municipal de Loures e transformado em museu de “memórias da República”.

No dia 4 de outubro de 1910, uma Junta Revolucionária, composta por oito homens, saiu do Centro Escolar Republicano de Loures, “invadiu” os paços do concelho, e da varanda do edifício proclamou a República, um dia antes do resto do país.

Quase 100 anos depois, o edifício apresenta várias fissuras e um “capacete” de metal colocado pela autarquia para impedir o telhado de ruir.

“Infelizmente há muito tempo que este edifício se encontra em estado de degradação e a necessitar de intervenção. Aproveitamos o facto de ser o ano do centenário da República para criar um projeto que ajude a preservar a história e as memórias da sua implantação em Loures”, explica à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues.

“O ideal republicano já há muito tinha proliferado em Loures. Desde cedo que a população tinha despertado para esta causa”, sublinha, explicando que “na altura o concelho era “extremamente rural” e que 77 por cento da população era analfabeta, “deixando-se levar” pelos ideais de uma minoria letrada em quem confiava.

“As pessoas por detrás desta revolução foram o proprietário, o farmacêutico, o comerciante, figuras em quem os atores locais confiavam para lutar por melhores condições de vida”, sustenta.

No âmbito das comemorações do centenário da República, a autarquia de Loures preparou um programa, no qual se inclui a realização de palestras, debates, exposições, recriações históricas e provas desportivas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório