Cultura

Londres: Rego e Vasconcelos voltam a brilhar

Cinco quadros de Paula Rego com estimativas que rondam um total de milhão de euros e uma nova peça de Joana Vasconcelos [na foto], avaliada entre 144,5 mil e 217 mil euros, vão a leilão no fim do mês em Londres, noticia a Lusa. 
Versão para impressão
Cinco quadros de Paula Rego com estimativas que rondam um total de milhão de euros e uma nova peça de Joana Vasconcelos [na foto], avaliada entre 144,5 mil e 217 mil euros, vão a leilão no fim do mês em Londres, noticia a Lusa. 

“Coração Independente Vermelho 2”, datado de 2008, será a terceira peça de Joana Vasconcelos a ser leiloada em Londres no espaço de um ano. O primeiro, “Coração Independente Dourado”, foi vendido em junho de 2009 por 192 mil euros em Londres, naquela que foi a estreia da artista plástica nas salas de leilões internacionais.

Ambos fazem parte de um conjunto de seis trabalhos únicos que têm como matéria prima talheres de plástico translúcidos que, moldados e colados, reproduzem em tamanho grande um coração em filigrana de Viana do Castelo. As diferenças entre cada peça estão nas cores, nas dimensões e nos florões centrais.

Em fevereiro, “Marilyn”, um par de sapatos gigantes feitos de panelas portuguesas por Joana Vasconcelos foi arrematado em leilão em Londres por 573 964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.

Um dos quadros “mais fascinantes” de Paula Rego vai a leilão

Na mesma noite de dia 28 de junho vai à praça, igualmente pela mão da Sotheby`s, um quadro sem título de Paula Rego datado de 1995 avaliado por entre 350 mil e 450 mil libras (421 mil e 542 mil euros).

No catálogo é descrito como “um dos mais fascinantes” da pintora, que o descreve como o retrato de uma mulher “a coçar-se e desconfortável em roupa interior antiquada”.

Na mesma semana, mas na rival Christie`s, são leiloados mais quatro quadros da pintora portuguesa radicada em Londres. “Deposition”, de 2000, está avaliado por entre 180 mil e 250 mil libras (217 mil e 301 mil euros).

A obra, que tem uma mulher sentada no chão junto a uma escada, faz, segundo o catálogo, parte de uma série onde são encenadas cenas temas cristãos mas em cenários contemporâneos.

Um dia depois, a 01 de julho, é a vez de mais três trabalhos serem leiloados, um desenho, uma aguarela e uma tela.

Este último, intitulado “The Cigarrette”, tem uma estimativa base de entre 70 mil e 100 mil libras (cerca de 84 mil a 120 mil euros).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório