Sociedade

Livro de Elogios ajuda os portugueses a “dizer bem”

Agora já é possível registar, no Livro de Elogios, as situações que impressionam pela positiva.
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Já toda a gente ouviu falar no Livro de Reclamações, aquele livrinho que podemos usar para denunciar más práticas no atendimento ao cliente. E naquelas altura em que somos tratados com todo cuidado e em que o atendimento supera as nossas expetativas? Agora já é possível registar, no Livro de Elogios, as situações que impressionam pela positiva.

por Patrícia Maia

O Livro de Elogios foi lançado apenas há quatro meses, mas já dá sinais de um sucesso exponencial. Criado pela terapeuta relacional Cristina Leal (na foto abaixo), o livro que ajuda os portugueses a “dizer bem” já vendeu mais de mil cópias e já pode ser encontrado em centenas de estabelecimentos de norte a sul do país.

A Remax, as lavandarias 5àSec, a loja de gelados Santini, os ginásios Vivafit, os hotéis Pestana e a cadeia de estética Body Concept são apenas alguns dos espaços que já oferecem, além do Livro de Reclamações, um Livro de Elogios.

Image and video hosting by TinyPicA criadora deste conceito inovador considera que este sucesso é um sinal de que “os portugueses gostam muito de se queixar e de reclamar, de insistir no 'vai-se andando', mas são também generosos e gostam de reconhecer o que é realmente bom, se tiverem oportunidade disso”.

Cristina Leal desenvolveu esta ideia para satisfazer uma necessidade pessoal. “Durante boa parte da minha vida tive vontade de elogiar – em repartições, lojas e noutros serviços – a forma como era atendida “, conta ao Boas Notícias. “No entanto, diziam-me sempre a mesma coisa, que se quisesse podia fazer isso numa folha em branco ou até usar o Livro de Reclamações”, recorda.

A verdadeira motivação é psicológica

O livro está à venda por 24.60 euros e as encomendas não param de chegar um pouco de todo o país. Por enquanto, o Livro de Elogios só pode ser encomendado online ou através dos agentes comerciais que colaboram com a empresa e fazem a respetiva distribuição. Contudo, em breve, Cristina espera inaugurar, por exemplo em papelarias, pontos de venda do Livro de Elogios.

O objetivo é distribuir o maior número possível de livros para ajudar os portugueses a “reconhecer o que há de melhor em si e nos outros”, já que Cristina, que também trabalha como conferencista e já editou um livro sobre relações amorosas intitulado “Entre Nós”, acredita que, desta maneira, vai também ajudar a criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.

“Embora o dinheiro ajude, a motivação das pessoas não é apenas financeira, a verdadeira motivação é psicológica, é esta que nos traz autoestima e penso que o Livro de Elogios vai contribuir para que os funcionários se sintam reconhecidos pelo seu trabalho melhorando o seu desempenho”, conclui Cristina Leal. 

Clique AQUI para visitar o Facebook do Livro de Elogios.

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