Cultura

Literatura: 4 portugueses nomeados para prémio PT

NULL
Versão para impressão
Inês Pedrosa, João Tordo, Ernesto Manuel de Melo e Castro e Gonçalo Manuel Tavares, são os quatro autores portugueses de obras que estão entre as 50 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2011.

De entre as 380 obras inscritas a literatura portuguesa faz-se representar com “Os Íntimos”, de Inês Pedrosa; “As Três Vidas”, de João Tordo; “Neo-Poemas-Pagãos”, de E.M. de Melo e Castro e “Uma Viagem à Índia”, de Gonçalo M. Tavares.

“Estreitar o intercâmbio literário entre autores lusófonos e apresentar aos leitores uma geração de escritores que se afirmou após o início do século”, é, segundo avança a organização em comunicado, um dos principais objetivos deste prémio.

A organização acrescentou, em comunicado de imprensa, que este ano “marcam presença jovens escritores que representam um sopro renovador na ficção, assim como a poesia a comparecer em peso, com quase um terço dos títulos, e a presença significativa do discurso da memória em boa parte das obras selecionadas”.

Em setembro, conhecem-se os dez livros finalistas e, finalmente, em novembro os três vencedores do prémio serão anunciados.

Chico Buarque com a sua obra “Leite Derramado” foi o vencedor do ano passado, numa cerimónia onde foi homenageado o Nobel da literatura José Saramago. Em segundo lugar ficou “Outra Vida”, do escritor Rodrigo Lacerda e em terceiro “Lar,” de Armando Freitas Filho.

[notícia sugerida pelas utilizadoras Teresa Teixeira e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório