Sociedade

Lisboa: Sistema áudio ajuda cegos nos autocarros

Os mais de 900 autocarros pertencentes à frota da Rodoviária de Lisboa e da Transportes Sul do Tejo recebem, a partir desta quinta-feira, um sistema auditivo para invisuais, que assim podem saber qual a próxima paragem e o destino final do transporte
Versão para impressão
Os mais de 900 autocarros pertencentes à frota da Rodoviária de Lisboa e da Transportes Sul do Tejo recebem, a partir desta quinta-feira, um sistema auditivo para invisuais, que assim podem saber qual a próxima paragem e o destino final do transporte.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo presidente da empresa Barraqueiro, que gere as duas transportadoras: “Todos os mais de 900 autocarros terão um sistema auditivo para invisuais que dará informação sonora para os passageiros dentro do autocarro e para os que esperam na paragem”.

Os autocarros, que transportam passageiros entre Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Almada e Sesimbra, vão ser dotados de um sistema de informação sonora externa que “assim que parar na paragem avisará os passageiros que aguardam de qual é o destino final do transporte”, explicou António Corrêa de Sampaio.

Ao todo, a Barraqueiro investiu 3,3 milhões de euros na sua modernização, que inclui a instalação de painéis informativos que “além de transmitirem qual é a próxima paragem e o destino em imagem transmitem também o som”, bem como “conteúdos de lazer”.

Segundo António Corrêa de Sampaio, 60 paragens vão ter também dispositivos alimentados por energia solar para leitura dos cartões Lisboa Viva, permitindo aos utentes saber qual o saldo do seu cartão ou os títulos de transporte de que dispõe, mas apenas com a disponibilização visual dos dados. 

A primeira fase deste projeto limita-se à zona de Chelas (Lisboa), mas a Barraqueiro estima que no final de novembro todos os autocarros já disponham deste serviço, referiu o presidente da empresa à Lusa.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório