Sociedade

Lisboa: Refeições grátis para carenciados em Santos

NULL
Versão para impressão
A freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, vai alegrar a véspera de Natal dos mais carenciados através da iniciativa “Por uma Lisboa Solidária”, que vai oferecer refeições quentes aos sem-abrigo e, este ano, a um grupo menos habitual: o dos universitários, num momento em que se ouve falar frequentemente das dificuldades por que passam muitos estudantes.
 
O presidente da Junta de Freguesia explicou ao Boas Notícias que esta iniciativa surge no âmbito “do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os sem-abrigo, cujo número tem aumentado em Santos-o-Velho, e que já permitiu a muitas pessoas o regresso à vida ativa”. 
 
No entanto, a inovação está no facto de os estudantes universitários também estarem convidados a aparecer. Segundo Luís Monteiro, a decisão relaciona-se com a situação de crise atual, que os torna “uma camada populacional que se encontra a atravessar graves problemas”, e evidencia a “atenção que qualquer autarquia deve conceder aos residentes numa fase como esta”.
 
Esta edição da iniciativa “Por Uma Lisboa Solidária” é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Santos-o-Velho, a Associação Nóuni, que presta apoio psicológico e social aos mais carenciados da capital, e o restaurante La Hora Española, responsável pelo fornecimento dos almoços, o que demonstra a importância dos esforços conjuntos em tempos difíceis. 
 
“Tenho pena que não haja a possibilidade de trabalhar em parceria com outras juntas de freguesia, porque é muito importante. Para nós, esse é o verdadeiro trabalho autárquico. A nossa Junta tem uma comissão social que conta com 52 parceiros e vamos continuar a desenvolver este tipo de ação no futuro”, prometeu o presidente.
 
De acordo com o responsável, serão oferecidos cerca de 200 almoços, mas as portas estarão abertas e, se surgirem mais pedidos, a organização tentará encontrar forma de os satisfazer.

“Estamos muito felizes em poder desenvolver esta iniciativa e esperamos que as pessoas apareçam e que lhes possamos proporcionar uma tarde agradável. Contamos servir duas centenas de refeições, mas se aparecer mais gente, veremos o que podemos fazer”, concluiu Luís Monteiro.

 
Os almoços serão servidos na véspera de Natal, entre as 13.00h e as 15.00h, na Calçada Marquês de Abrantes, em Santos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório