Sociedade

Lisboa: Plano Diretor Municipal distinguido lá fora

O Plano Diretor Municipal (PDM) de Lisboa acaba de ser distinguido mundialmente com um Prémio de Excelência pela International Society of City and Regional Planners (ISOCARP).
Versão para impressão
O Plano Diretor Municipal (PDM) de Lisboa acaba de ser distinguido mundialmente com um Prémio de Excelência pela International Society of City and Regional Planners (ISOCARP). A sociedade internacional de ordenamento do território galardoou o PDM lisboeta pelo seu caráter inovador.
 
De acordo com uma nota divulgada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), o prémio atribuído à capital portuguesa, bem como às cidades chinesas de Xangai e Changxing, foi anunciado no Congresso Anual da ISOCARP, que decorreu em Brisbane, na Austrália, entre os dias 1 e 4 de Outubro, e onde esteve presente o vice-presidente da CML, Manuel Salgado.
 
A autarquia considera que se trata de “um prémio da maior relevância por se tratar de uma organização não-governamental reconhecida pelas Nações Unidas e pelo Conselho da Europa e com estatuto consultivo na UNESCO”. 
 
Os ISOCARP Awards for Excellence, prémios de excelência daquela associação internacional de urbanistas profissionais fundada em 1965, são atribuídos em reconhecimento de “excecional inovação urbana e de iniciativas regionais ou locais que melhor expressem o tema anual do congresso” (este ano, subordinado ao mote “Frontiers of Planning – Evolving and Declining Models of City Planning Practice”, relacionado com as fronteiras do ordenamento territorial). 
 
O objetivo da ISOCARP, enquanto associação, é reunir os urbanistas mais reconhecidos e altamente qualificados numa rede de nível internacional, agregando membros originários de mais de 80 países.
 
O ano passado, os prémios distinguiram outras duas cidades chinesas, Shantou e Beichuan, e o Dubai, cidade-estado dos Emirados Árabes Unidos.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub