Sociedade

Lisboa no 41º lugar da qualidade de vida

NULL
Versão para impressão

Lisboa está na 41ª posição na lista de cidades com mais qualidade de vida no mundo. O estudo “Quality of Living 2011”, que envolveu 221 cidades, foi realizado pela consultora Mercer e divulgado esta terça-feira.

O estudo da Mercer, uma das maiores consultoras em recursos humanos, analisa anualmente a qualidade de vida em centenas de cidades do mundo, com base em 39 critérios que passam pelo ambiente social, económico e político, condições médicas e sanitárias, ensino, serviços públicos e transportes, entretenimento, bens de consumo, habitação e clima.

Este ano estiveram envolvidas 221 cidades e Viena, capital da Áustria, ficou em primeiro lugar, sendo a cidade com maior qualidade de vida do mundo. Em 2010 a capital austríaca também ficou em primeiro lugar.

Este ano a cidade de Lisboa subiu quatro posições em relação ao ano passado, uma fez que 2010 ficou na 45.ª posição. Em segundo lugar ficou Zurique, Suíça, e em 3º Auckland, na Nova Zelândia.

De acordo com a lista do ranking de 2011 no site da Mercer , as cidades europeias ocupam mais de metade dos primeiros 25 lugares. Paris está na 30.ª posição, Londres na 38.ª, Madrid na 43.ª, Roma na 52.ª.

Restantes continentes

Nos Estados Unidos, as cidades com a classificação mais elevada ao nível da qualidade de vida são Honolulu, na 29º posição, e São Francisco na 30.ª posição.

As cidades de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Brasil, ficaram em 101.º, 114.º e 116.º lugares, respetivamente. Já a cidade de Maputo, em Moçambique, é o número 181 do ranking e Luanda, em Angola, ocupa a posição 194.

Ranking da segurança

A Mercer optou também por efetuar um estudo sobre a segurança pessoal nas cidades, em que os pontos de partida são a estabilidade interna, os níveis de criminalidade, a eficácia da política de segurança e as relações internacionais do país.

No ranking da segurança pessoal, Lisboa encontra-se na 47.ª posição, Maputo na 135.ª, Brasília na 131.ª, Luanda na 163.ª, Rio de Janeiro na 172.ª e São Paulo na 178.ª. 

Neste ranking a cidade do Luxemburgo arrecada o primeiro lugar, seguindo-se Berna (na Suíça), Helsínquia (na Finlândia) e Zurique (na Suíça), todas em segundo lugar.

Nesta análise, a cidade de Viena situa-se no quinto lugar, seguindo-se a cidade de Genebra, na Suíça e Estocolmo, na Suécia, na sexta posição em ex-aequo .

Clique AQUI para consultar o estudo na íntegra.

[Notícia sugerida por Elsa Martins e Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório