Fitness & Bem-estar

Lisboa: Muralha do Castelo contará história da cidade

Parte da muralha do Castelo de São Jorge servirá, a partir de 30 de março, de tela para a projeção de um espetáculo multimédia, que responde à pergunta "Lisboa, quem és tu?"
Versão para impressão

Parte da muralha do Castelo de São Jorge servirá, a partir de 30 de março, de tela para a projeção de um espetáculo multimédia, que responde à pergunta “Lisboa, quem és tu?”. A peça conta a história da capital e promete deixar o espectador “sem palavras”.

“É uma experiência multimédia e sensorial que conta a história de Lisboa, com tecnologia de hoje num lugar ancestral”, afirmou ontem Bernardo Vilhena, um dos administradores da Lisboa quem és tu S.A., empresa responsável pelo projeto, durante uma conferência de imprensa.

O espetáculo audiovisual “Lisboa, quem és tu?” irá decorrer na praça interior do Castelejo, no Castelo de São Jorge, entre março e outubro, todos os dias da semana, nos próximos cinco anos.

O guião e a realização do projeto é da responsabilidade do ilustrador António Jorge Gonçalves, que garante ter tido “liberdade absoluta” para responder à pergunta “Lisboa, quem és tu?”.

“É um espetáculo em que estamos permanentemente a ver os lugares que são hoje e como eram”, disse.

António Jorge Gonçalves explicou ainda que, durante os 35 minutos que dura o filme, não há falas, apenas música, “toda portuguesa”, desde Buraka Som Sistema a uma sinfonia de Luís Freitas Branco.

“É um percurso por música essencialmente instrumental, com exceção de uma canção em que Amália Rodrigues canta um poema de Alexandre O'Neill” referiu.

O ilustrador contou que ao preparar o projeto, com a ajuda da consultora científica do mesmo, Gabriela Carvalho, apercebeu-se que há locais de Lisboa “onde se passa o mesmo que há 500 anos”, dando o exemplo do Terreiro do Paço, “lugar onde se assistem a grandes atos de poder”, do Rossio, “que sempre teve uma tradição mais popular”, e do Chiado, “onde a população vaidosa que o habita e passeia é a mesma”.

A entrada varia entre os 12,5 e os 65 euros, uma vez que pode incluir uma parceria com a Pousadas de Portugal, “Sabores de Lisboa”, que se traduz numa oferta gastronómica.

“Lisboa, quem és tu?” tem financiamento “totalmente privado” e conta com o apoio da empresa municipal EGEAC.

Para mais informações sobre o espetáculo aceda à página do Castelo de São Jorge, AQUI, ou à página oficial do evento, disponível AQUI a partir do dia 29 de março.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub