Cultura

Lisboa leva mais de 60 artistas portugueses a Paris

A capital francesa vai receber, em Junho, um ciclo de criações portuguesas, com espetáculos de dança, teatro, música, cinema, artes plásticas e literatura.
Versão para impressão
A capital francesa vai receber, em Junho, um ciclo de criações portuguesas, com espetáculos de dança, teatro, música, cinema, artes plásticas e literatura. Esta é a 4.ª edição do Chantiers d’Europe que, desta vez, assinala as comemorações dos 15 anos do tratado de amizade entre Lisboa e Paris.

As cantoras Carminho e Lula Pena, o escritor António Lobo Antunes, a companhia de teatro Mala Voadora e o realizador João Salaviza são apenas alguns dos 60 artistas portugueses que vão representar a cultura nacional na cidade das luzes.

Além de mostrar as criações de artistas consagrados, o objetivo do projeto passa também por dar a visibilidade a companhias e artistas que estão a iniciar carreiras internacionais.

Citado no comunicado da  Câmara Municipal de Lisboa, o lusodescente e diretor artístico do Théâtre de la Ville, Emmanuel Demarcy-Mota, um dos principais impulsionadores do projeto, sublinhou que embora alguns destes artistas já se tenham apresentado em França, aquilo que agora se celebra é “a sua presença coletiva, a articulação das suas experiências individuais num espaço comum e num tempo partilhado”.

Lisboa recebe Paris em Outubro

Este é o início de um projeto cultural comum entre as duas cidades, que começou em Paris já no mês de Maio, com as comemorações da “Festa da Europa”, e que vai estar em Portugal nos meses de Outubro e Novembro, no âmbito das comemorações do “Festival de Outono”, com várias iniciativas culturais francesas a decorrer em Lisboa.

O Chantier d’Europe 2013 é um projeto organizado pelas câmaras de Paris e de Lisboa, com o apoio do Instituto Francês, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, entre outros.

Pode consultar o programa do projeto AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub