Fitness & Bem-estar

Lisboa inaugura elevador que liga a Baixa ao Castelo

A partir de dia 31 de Agosto, ir da Baixa até ao Castelo de São Jorge já vai ser possível também de elevador, num "mais fácil e cómodo percurso". Com início na Rua dos Fanqueiros, o novo elevador vai ser inaugurado no próximo sábado, pelo presidente
Versão para impressão
A partir de dia 31 de Agosto, ir da Baixa até ao Castelo de São Jorge já vai ser possível também de elevador, num “mais fácil e cómodo percurso”. Com início na Rua dos Fanqueiros, o novo elevador vai ser inaugurado no próximo sábado, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. De acordo com informação avançada pela agência Lusa, a utilização deste equipamento é gratuita.
 
Apesar do nome singular, o novo elevador é composto, na verdade, por um conjunto de equipamentos. No edifício 170/178 da Rua dos Fanqueiros, os lisboetas e turistas vão poder encontrar o elevador público que faz a ligação desde aquele local ao largo Adelino Amaro da Costa (também conhecido como o Largo do Caldas). A autarquia refere que a entrada pode ser igualmente feita pelos números 147/155 da Rua da Madalena. 
 
Já no destino, é feito um curto percurso a pé até ao “elevador panorâmico” instalado no antigo Mercado do Chão do Loureiro, sendo que, esse sim, transportará os visitantes até à Costa do Castelo. 
 
O novo elevador insere-se no chamado “Percurso de Atravessamento Pedonal Assistido por Meios Mecânicos de Elevação, da Baixa ao Castelo de São Jorge” e, segundo a autarquia, trata-se de um projeto verdadeiramente estruturante para a cidade, por “contemplar intervenções ao nível do edificado e do espaço público”.
 
“O objetivo é simples: articular as diferentes cotas entre colinas, segundo uma estratégia que, facilitando a subida, ajuda também a revitalizar e requalificar a envolvente a este caminho que, a partir de sábado, pode ser feito com muito menos esforço”, refere a Câmara Municipal de Lisboa, em comunicado.

O comunicado da autarquia não esclarece se este serviço terá custos para os utilizadores mas a agência Lusa avança que a sua utilização é gratuita.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Elsa Martins

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub