Fitness & Bem-estar

Lisboa entre 10 cidades favoritas de quem faz cruzeiros

Lisboa está no top 10 de destinos favoritos para a maioria (47,8%) dos passageiros estrangeiros de cruzeiro que escalam a capital portuguesa.
Versão para impressão
Lisboa está no top 10 de destinos favoritos para a maioria (47,8%) dos passageiros estrangeiros de cruzeiro que escalam a capital portuguesa. De acordo com um inquérito realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, a possibilidade de visitar a capital portuguesa tem forte influência na escolha do itinerário pelos turistas. 
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o Turismo de Lisboa revela que a análise efetuada em parceria com a Administração do Porto de Lisboa indicou que 74,7% dos inquiridos estavam a fazer o seu primeiro cruzeiro e que, numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio é de 8,4. 
 
À semelhança do que se verificou no ano anterior, o inquérito mostrou que os locais mais visitados da capital portuguesa foram a zona da Baixa-Chiado, Belém e Bairro Alto/Cais do Sodré. Em termos da Região de Lisboa em sentido lato, Cascais aparenta ser o local predileto dos cruzeiristas, com uma subida de 33,7% em 2012 para 54,3% em 2013.
 
Durante a sua passagem por Lisboa, os passageiros de cruzeiro fazem, também, questão, de se deixar envolver por alguns ícones nacionais, admitindo comprar vinho português (66,2%), artesanato (45,7%) e pastelaria local (23,4%), observando-se uma inversão de posições destes dois tipos de produto em relação ao ano anterior. 

Clima é a caraterística favorita da cidade para os turistas

 
O clima é a caraterística favorita da cidade para os turistas, que, numa escala de 1 a 10, lhe atribuem uma posição cimeira (7,98). A qualidade das excursões organizadas (7,70) e o acesso à informação turística (7,70) são outras das vantagens apontadas por quem passa pela capital.
 
De realçar ainda que 98,9% dos turistas recomendam Lisboa como destino e que 41,3% inserem a cidade portuguesa no top 5 de destinos a serem visitados (30,4% em 2012). 
 
Quanto às despesas efetuadas em Lisboa, os transportes (98,3%), a alimentação (96,4%) e as compras (84,7%) são os principais itens referidos, com os cruzeiristas a gastarem uma média individual de 97,40 euros durante a sua visita à capital. 
 
Os dados obtidos mostraram que os passageiros estrangeiros são maioritariamente britânicos (34,7%) e do sexo masculino (67,4%), têm uma média de idades de 50,3 anos e viajam em casal, sem filhos, fazendo, por norma, a reserva através de uma agência de viagens (56,6%) ou do site da companhia de cruzeiros (37,2%) e tirando partido de todas as excursões disponibilizadas (55,6%). 
 
Segundo o inquérito do Observatório do Turismo lisboeta, na sua visita a Lisboa, os passageiros de cruzeiro escolhem como principal meio de transporte o shuttle (80,3%), mas são também grandes apreciadores dos passeios a pé (75,5%).
 
Em termos de transportes, também a importância do comboio subiu significativamente, de 15% em 2012 para 51,5% em 2013, encontrando-se este meio de deslocação associado às visitas na Região de Lisboa. 

 
De realçar que, no âmbito deste inquérito, foi possível apurar que, para os passageiros nacionais, o entretenimento surge como a principal motivação (94,4%) para fazer um cruzeiro, seguido do contacto com o mar (49,3%) e a saúde e bem-estar (38,7%).

Valores refletem importância dos cruzeiros em Lisboa

 
O Inquérito desenvolvido pelo Observatório do Turismo de Lisboa, em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa sobre o perfil de passageiros de cruzeiros foi realizado com base numa amostra composta por 47 navios que fizeram escala no Porto de Lisboa, entre os meses de Maio e Outubro de 2013, tendo sido entrevistados 1.000 passageiros, 142 nacionais e 858 estrangeiros.
 
Estes valores refletem também a relevância da actividade de cruzeiros na cidade de Lisboa, factor que está na génese da primeira edição do Cruise Day Lisbon, um dia exclusivamente dedicado aos cruzeiros que terá lugar no próximo dia 26 de Abril, organizado pelo Lisbon Cruise Club.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub