Inovação e Tecnologia

Lisboa do século XVIII em 3D no Second Life

O projeto "Cidade e Espectáculo" da Universidade de Évora, desenvolvido na plataforma virtual Second Life, permite revisitar a Lisboa pré-terramoto a três dimensões. O objetivo é recriar uma realidade histórica desaparecida, dando corpo a um modelo l
Versão para impressão
[Imagem: Reconstituição do Conjunto Palácio Real – Jardim e Torre do Relógio © Beta Technologies]

O projeto “Cidade e Espectáculo” da Universidade de Évora, desenvolvido na plataforma virtual Second Life, permite revisitar a Lisboa pré-terramoto a três dimensões. O objetivo é recriar uma realidade histórica desaparecida, dando corpo a um modelo laboratorial de investigação em história da cidade.

Depois do sismo, algumas características da Lisboa de então “permaneceram embebidas na reconstrução”, mas foi “muito pouco” o que restou da cidade “pré-terramoto”, afirmou Paulo Rodrigues, docente da Universidade de Évora, em declarações à agência Lusa.

A reconstituição do desenho urbano e do tecido arquitetónico lisboeta do século XVIII, conseguida a partir de um levantamento exaustivo de fontes escritas e iconográficas existentes nos acervos nacionais, permitiu recriar os interiores de alguns edifícios de referência da época.

É o caso do Palácio Real, a Patriarcal, a Ópera do Tejo, o Convento de Corpus Christi e o Hospital de Todos-os-Santos.

Como se não bastasse, foi ainda integrada uma componente áudio que disponibiliza os sons do ambiente citadino, bem como dos espetáculos de ópera e outros eventos de destaque da Lisboa setecentista. Toda esta viagem temporal é complementada por pequenos textos de contextualização histórica.

O projeto é pioneiro em Portugal e está a ser desenvolvido, desde 2009, pelo Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, em parceria com a empresa Beta Technologies e o King’s Visualisation Lab, pertencente ao King’s College de Londres.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório