Ambiente

Lisboa: Autarquia renova frota com carros elétricos

A Câmara de Lisboa vai substituir 118 veículos movidos a combustível por 54 carros elétricos com o objetivo de reduzir custos e melhorar a qualidade do ar na cidade.
Versão para impressão
A Câmara de Lisboa vai substituir 118 veículos movidos a combustível por 54 carros elétricos com o objetivo de reduzir custos e melhorar a qualidade do ar na cidade. A medida foi anunciada depois de a Assembleia Municipal ter aprovado o aluguer de menos viaturas do que estava inicialmente previsto.
 
Informações adiantadas pela agência Lusa dão conta de que a primeira proposta apresentada previa o aluguer de 54 a 70 viaturas movidas apenas a eletricidade por cinco anos, que corresponderia a um custo total de 3,2 milhões de euros, para substituir os 118 veículos alimentados a combustível que estão, neste momento, ao serviço da autarquia e cujo contrato termina em breve. 
 
De acordo com António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, a adoção desta medida foi motivada pela necessidade de melhorar a qualidade do ar na capital que, “sistematicamente, ano após ano”, continua a ter “dos piores índices”, em particular na zona da Avenida da Liberdade.
 
Em causa está também a necessidade de um maior investimento na proteção ambiental, já que, por não ter reduzido em metade as emissões de CO2, Lisboa está a ser julgada pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias. 
 
O autarca adiantou que, com a substituição dos transportes tradicionais por carros elétricos, está prevista “uma redução de 270 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano” e frisou que a alteração vai permitir poupar “33.400 euros por ano no aluguer das viaturas” e “180.000 euros por ano em combustível”.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório