Fitness & Bem-estar

Lisboa: Artistas e designers em conversa com o público

A imagem da cadeia de restaurantes h3 e a pintura Pentecostes, realizada da artista Ilda David a convite do poeta e padre José Tolentino Mendonça, são os temas das duas últimas conversas do programa Juntos, na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Versão para impressão
A imagem da cadeia de restaurantes h3 e a pintura Pentecostes, realizada da artista Ilda David a convite do poeta e padre José Tolentino Mendonça, são os temas das duas últimas conversas do programa Juntos, que leva à Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, artistas, arquitetos, designers e os seus clientes para discutirem o processo de criação.
 
A conversa de sexta-feira, dia 29, conta com dois profissionais de áreas distintas para falarem sobre a imagem de marca da cadeia alimentar h3.

Ricardo Mealha, designer de comunicação, e Albano Homem de Melo, fundador e sócio da cadeia de restaurantes h3, vão falar sobre a empresa e a sua identidade visual, que rejeita, numa espécie de contra-corrente ao contexto atual da restauração, qualquer ideia de “retro” ou “português”, conseguindo destacar-se entre as demais tanto em Portugal e como no estrangeiro.

Desde 2007, quando foi criada pelos três sócios Albano Homem de Melo, António Cunha Araújo e Miguel van Uden, a cadeia de restaurantes de hambúrgueres gourmet tem vindo a reinventar a forma como vemos e comemos aquilo que, em português, chamamos de 'comida rápida'.


Ilda David e Tolentino Mendonça

Para o último encontro do programa Juntos, na terça-feira de 19 de Dezembro, o Projeto Sociedade da SNBA convida a pintora Ilda David e José Tolentino Mendonça, Padre, poeta, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e cronista do semanário Expresso.

A conversa vai desvendar a relação laboral entre os dois, um trabalho que se tece entre a palavra de José Tolentino Mendonça e a imagem de Ilda David. É a narração desse labor, a um tempo antigo e original, a propósito da história da singular pintura dedicada ao tema do Pentecostes que Ilda David concebeu especificamente para a Capela do Rato a convite do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, na pessoa do Padre Tolentino Mendonça.

Essa pintura prolonga e é, de certa forma, um ponto culminante da colaboração que a pintora e o poeta vêm construindo desde a edição, em 1997, do Cântico dos Cânticos (Ed. Cotovia) – uma tradução de Tolentino Mendonça de textos canónicos que contou com ilustrações de Ilda David. Esta colaboração prolongou-se no âmbito de várias publicações da editora Assírio & Alvim. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub